18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Museu Universitário recebe rendeiras do Piauí para intercâmbio de fazeres

spot_img

Museu Universitário recebe rendeiras do Piauí para intercâmbio de fazeres

spot_imgspot_img

“Os pontos são os mesmos, mas os nomes, a maneira de trabalhar e a composição das peças são diferentes”. Essa foi uma das constatações das rendeiras de Florianópolis e do Piauí, ao analisarem seus trabalhos durante os dias 06 e 07/04, quando participaram da programação em Florianópolis do Projeto Cultura e Renda: Preservação e Difusão da Renda de Bilro, patrocinado pela Petrobrás através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

As rendeiras piauienses visitaram as instalações da Reserva Técnica do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues – onde puderam conferir a Coleção de Rendas de Bilro – e o Casarão da Lagoa e participaram da oficina Troca de Saberes, a fim de compartilhar experiências, materiais e conhecimentos com as rendeiras de Florianópolis a fim de embasarem um centro de referência de rendas de bilro no Piauí.

Para Gisele Peixe, uma das responsáveis técnicas do projeto, a visita foi de grande importância para as artesãs. “O contato com a produção catarinense, com seus nomes e técnicas, faz com que as rendeiras visualizem o que há de comum e de diverso em sua arte, e percebam o quão significativo e importante é esse trabalho, que pode fazer parte do acervo de instituições museológicas”.

Cristina Castellano, Diretora da Divisão de Museologia do Museu Universitário, acredita que a vinda das piauienses é o primeiro passo de uma troca intensa de fazeres. “A partir dessa visita poderão ser estabelecidas parcerias com as rendeiras, principalmente as de Santa Catarina, para que tenham um contato mais estreito com o acervo museológico disponível no Museu Univesitário.”

Mais informações: 3721-8604.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img