19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu do Judiciário Catarinense

spot_img

Museu Victor Meirelles promove live sobre o Museu do Judiciário Catarinense

spot_imgspot_img

A 10ª live do projeto do Museu Victor Meirelles (Ibram/Secult/MTur) “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” será transmitida gratuitamente às 18h do dia 15 de setembro de 2021, quarta-feira, no canal do MVM no Youtube (http://bit.ly/museuvictormeirelles). O tema será o Museu do Judiciário Catarinense, com o convidado Adelson André Brüggemann, historiador, escritor e coordenador da instituição. A mediação é do museólogo do MVM, Rafael Muniz de Moura.

Entre os temas para os diálogos, estão a história do Museu, a formação e a gestão das coleções, os processos judiciais como patrimônio cultural, as exposições e a ação educativa, a equipe e os desafios na pandemia. O Museu do Judiciário Catarinense foi instalado no Hall Superior do Tribunal de Justiça em 1991. Oferece informações relevantes acerca da Justiça no Estado de Santa Catarina, produz conhecimento e disponibiliza para pesquisa documentos preservados desde a última década do século XVIII, proporcionando um ambiente de reflexão e de aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Abriga processos, documentos, manuscritos, livros, armas, móveis, gravuras, fotografias e utensílios ligados à história do Judiciário Catarinense. O documento mais importante é a ata de instalação do Tribunal de Justiça do Estado, de 1º de outubro de 1891. Também compõem o acervo processos antigos, vestes talares, esculturas, correspondências oficiais, fotografias de eventos e personalidades, material audiovisual, uma réplica da legislação que criou a estrutura judicial no Estado e livros de atas das sessões do Plenário, que ainda possui 25 urnas de sorteios.

Adelson André Brüggemann

Possui graduação em História (2004) e especialização em Gestão e Controle do Setor Público (2008), ambas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e mestrado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenador da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário e do Museu do Judiciário Catarinense no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arqueologia, especialmente em Arqueologia pré-colombiana, em estudos sobre história dos transportes, colonização militar no território brasileiro e história da Justiça em Santa Catarina. É autor dos livros “Ao Poente da Serra Geral” (UFSC, 2008), “Em meio a leis e pessoas” (TJSC, 2016) e coautor do livro “Estudo e valorização do patrimônio arqueológico do vale do rio Pelotas, SC” (SCC, 2011).

O projeto

 “Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais” promove encontros quinzenais com cerca de uma hora de duração, contando com representantes das instituições convidadas e mediação do Museu Victor Meirelles. A organização das lives é feita pela equipe técnica do MVM, com supervisão do museólogo Rafael Muniz de Moura e da estagiária Ana Paula Meura, graduanda no curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O público-alvo são os trabalhadores, pesquisadores e estudantes da área da Museologia e da cultura e pessoas com afinidade pelos temas de arte, ciências, cultura, patrimônio e história.

Serviço

O quê: 10º encontro do projeto Falando em Museus – um bate papo entre os museus de Florianópolis e seus profissionais

Quando: Dia 15 de setembro de 2021, quarta-feira, às 18h

Onde: Ao vivo no Canal do YouTube do Museu Victor Meirelles (http://bit.ly/museuvictormeirelles)

Tema: Museu do Judiciário Catarinense

Convidado: Adelson André Brüggemann

Mediador: Rafael Muniz de Moura

Temas para os diálogos: História do Museu do Judiciário Catarinense, a formação e a gestão das coleções, os processos judiciais como patrimônio cultural e como fontes de pesquisa, exposições e ação educativa, a equipe profissional do museu e os desafios do atual momento de pandemia e isolamento social.

http://bit.ly/museuvictormeirelles

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img