17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Museu em Curso promove debate sobre povos indígenas hoje na UFSC

spot_img

Museu em Curso promove debate sobre povos indígenas hoje na UFSC

spot_imgspot_img

A mesa redonda “Museus e povos indígenas: espaço para o diálogo intercultural” será realizada nesta terça-feira, 15, às 16h, no segundo piso do Pavilhão Antropólogo Sílvio Coelho dos Santos, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento integra a programação do Projeto Museu em Curso e ocorre seis dias após a abertura da exposição “Ticuna em Dois Tempos”, que reúne objetos coletados por Coelho dos Santos na Amazônia.

Participam da mesa redonda dois antropólogos-pesquisadores comprometidos com os direitos dos povos indígenas, os docentes João Pacheco de Oliveira e Priscila Faulhaber, bem como o diretor do Museu Magüta, o Ticuna Nino Fernandes.

Oliveira trabalha com os Ticuna desde a década de 1970, é curador das coleções etnológicas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e é professor titular do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Priscila é pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins e pesquisadora-associada do Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém (PA). Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Amazonas e do Programa de Pós-Graduação em Museologia da UNIRIO.

O Ticuna Nino Fernandes responde pela direção do Museu Magüta, o primeiro museu indígena do país que, em 1996, foi premiado pelo International Commitee on Museums (ICOM) e em 1999 foi tema de uma grande exposição realizada no Tropenzmuseum (Museu Tropical) em Amsterdam.

Nino Fernandes recebeu a Ordem do Mérito Cultural do ano de 2005 do Presidente Lula e do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Em 2007 foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, entregue pelo presidente Lula. Em dezembro de 2008 lhe foi auferido o Prêmio Chico Mendes, outorgado pelo Ministério do Meio Ambiente.

A entrada é franca. Mais informações pelos telefones (48) 3721-8604 ou 3721-9325. Serão fornecidos certificados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img