20.3 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 28, 2022

Museus Virtuais terá programação especial entre os dias 5 e 9 de outubro

Museus Virtuais terá programação especial entre os dias 5 e 9 de outubro

spot_img
 
Serão realizadas cinco sessões online, uma por dia, em parceria com o projeto SC Cultura em sua casa. Transmissões podem ser assistidas pelo youtube.com/maratonacultural.

Um semana especial para quem gosta de História da Arte. Assim será a edição extra do projeto Museus Virtuais agendada para ocorrer de 05 a 09 de outubro e realizada através do edital SC Cultura em Sua Casa, da Fundação Catarinense de Cultura.

Cada sessão consiste em um tour virtual, conduzido pelo arte-educador Claudio Toscan, e que, por aproximadamente 1h, visitará os principais museus e obras dos artistas selecionados. Para esta edição extra o público poderá “viajar” pela carreira de artistas como Van Gogh, Salvador Dalí, Frida Kahlo e Hokusai, além de uma sessão dedicada à Arte Moderna Brasileira. Todas as sessões ocorrem às 20h. Vale lembrar que o “Museus Virtuais” consiste em uma visita virtual gratuita por museus e galerias de todo o mundo com auxílio de ferramentas como Google Art Project.  

Confira os temas:  

05/10 – Van Gogh –  No Museu Van Gogh será possível conhecer a trajetória deste que se tornou um dos artistas mais venerados do mundo. O Museu conta com a maior coleção de obras do pintor, desde os primeiros anos de pintura às famosas telas, o que proporciona conhecer sua incessante expressividade pela cor em busca da maturação artística.

06/10 – Salvador Dalí – Em fins do século XIX e início do século XX surgiram diversos movimentos artísticos na Europa. Salvador Dalí foi um dos ícones do surrealismo, dando asas à imaginação deliberada em suas obras com visita às suas criações expostas na Fundação Gala-Dalí em Figueres, Girona, Espanha.

07/10 – Frida Kahlo- A história de vida, luta, paixão, amor e arte de uma das mulheres mais influentes do século XX, será narrada através de um passeio pela casa em que a artista viveu, hoje Museu Frida Kahlo, na Cidade do México. Também na capital mexicana,  será feita uma visita ao Museu Dolores Olmedo, o qual nos apresenta uma exposição significativa da pintora e de seu marido Diego Rivera.

08/10 – Biografia da Arte Moderna Brasileira – Pelas galerias do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro,  será iniciado um roteiro com um panorama representativo da arte brasileira. O século XIX  ofereceu como legado o academicismo, já o século XX iniciou dominado pela influência da Belle Époque francesa culminando na realização da Semana de Arte Moderna de 1922 e um fervor manifesto em busca de nacionalismo, o que trouxe novas questões sobre a produção artística no Brasil. Neste roteiro estarão presentes trabalhos de artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti.

09/10 – Hokusai –  A sessão “Hokusai”  dos "Museus Virtuais" passará por importantes museus japoneses para apresentar a arte ukiyo-e do período Edo, especialmente as gravuras de Katsushika Hokusai, um dos mais significativos artistas do país. Seu trabalho teve grande influência na arte européia do final do século XIX.

Serviço
O quê: Museus Virtuais Museus Virtuais –  Especial  SC Cultura em sua casa
Quando: de 05 a 09 de outubro de 2020
Horário: 20h
Local:  Online –  youtube.com/maratonacultural.
Ingressos: gratuito

spot_img
spot_img