15.6 C
fpolis
quinta-feira, outubro 21, 2021
cinesytem

Música Girassol de Julia marca chegada da primavera

spot_img

Música Girassol de Julia marca chegada da primavera

spot_img

A chegada da primavera será marcada com música. Exatamente às 16h21 desta quarta-feira (22), quando começa oficialmente a nova estação, será lançada a canção Girassol de Julia, com um vídeoclipe no Youtube (youtube.com/c/Marcoliva). O clima lírico da letra do poeta Christian von Koenig é acentuado pelo ritmo leve e dançante criado pelo cantor e compositor Marcoliva, que interpreta a canção ao lado da também cantora e compositora Silvia Abelin. Mas para além da história agora cantada em versos, a parceria na concepção e execução de Girassol de Julia remete a uma bela e rica experiência de troca criativa entre artistas, no evento PalavrAcanção, realizado em Florianópolis.

“Foram nove edições, realizadas mensalmente no bar Qualé Mané, que reuniram mais de 200 artistas para apresentações musicais, leituras de poesias, lançamentos de livros, vendas de CDs e exposições”, lembra Marcoliva, um dos organizadores do PalavrAcanção, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura. Além do espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, a ideia era justamente provocar parcerias: compositores se apropriando de poemas ditos ou publicados em livros e músicas instrumentais inspirando letras. Girassol de Julia floresceu nesse ambiente. “Seu  lançamento na primavera ajuda a trazer esperança a tempos tão sombrios”, define Marcoliva.

“Estive desde o primeiro momento em que a música foi para o público que participava do PalavrAcanção. Isso foi muito legal, pois podemos sentir a reação das pessoas antes mesmo de gravar. E a reação foi de encanto com essa leveza primaveril de Girassol de Julia, que flui pelo sentimento do amor”, conta Silvia Abelin. 

A HISTÓRIA DA LETRA

No início de 2019, Christian estava apaixonado por Julia. O girassol era um tema recorrente do romance, seja pela flor num vaso da sala, seja por uma impressão de Van Gogh na parede. O estalo para a composição da letra surgiu após uma tempestade de verão que pintou o céu de amarelo, quando pensou nos versos: Tem mais cor a flor que brotou em Julia/ Do que o céu do estio logo após chover.

“Levei muitos dias pra fazer o poema, para chegar na métrica que queria. Nasceu quase como um samba, que é uma das minhas referências para escrever”, explica Christian, autor de dois livros à venda na Amazon: Passagem para Lugar Nenhum (romance) e Poemas Cheios de Vazios

Infelizmente, em seguida o romance acabou. Algumas semanas depois, ao participar do PalavrAcanção, apresentou o poema para Marcoliva. “Em pouco tempo, recebi uma mensagem inesperada, já com um primeiro arranjo. Ele deu nova vida à letra e aquilo me deixou maravilhado. A versão musicada era envolvente, animada, e a participação de Silvia Abelin trouxe um encanto a mais. As apresentações de Girassol de Julia agitavam as noites do PalavrAcanção. O resultado está aí. A paixão passou, a música vive”, sintetiza Christian.

CARA A CARA

Girassol de Júlia está entre as seis canções que fazem parte do EP Cara a Cara, de Marcoliva, que será lançado ainda este ano nas plataformas de streaming. Com um conceito do não eu – “não ausência de si mesmo, mas a importância de olhar para o outro”, como diz o autor – as músicas passeiam pelos ritmos samba e bossa nova, pop, milonga, baião e balada, apresentadas de forma não convencional e com forte carga poética. 

As imagens do videoclipe de Girassol de Júlia, captadas por Guto Campos, foram feitas no sebo e livraria  Desterrados – Fotografia, Literatura e Arte. Devido à pandemia, todos gravaram separadamente. O mesmo aconteceu na gravação da música, produzida por Rafael Calegari em um home estúdio. O resultado pode ser visto no canal youtube.com/c/Marcoliva, a partir desta quarta-feira, às 16h21, para dar as boas-vindas à primavera.

Ficha Técnica

Composição: Girassol de Julia, Marcoliva (música) e Christian Von Koenig (letra)

Marcoliva: Cantor/Compositor, concepção – @marcoliva7

Silvia Abelin: Cantora – @silviaabelinmusica 

Isabella Graça: Direção, montagem, edição e colorização – @_issag

Mônica Kukulka: Direção de cena – @kukulka.monica

Claudia Aguiyrre: Concepção e direção de arte – @claudia_aguiyrre

Guto Campos: Direção de fotografia – @gutocamposfilms

Denilson Antonio: Cenário – @denilson_antonio_artes_visuais

Stella Machado: Maquiagem – @stella.machadoo

Eduardo Krziminski: Design

Rafael Calegari: Produção Musical, Baixo Elétrico – @rafaelcalegariramos 

Alexandre Damaria: Percussão – @damariaalexandre

Rodrigo Campos: Percussão – @rodrigocampos.portaldocajon

Rafael Meksenas: Guitarra elétrica – @rafaelmeksenas

Davi Tekle: Produção Executiva – @detekle

Selo Café Maestro: Mixagem, masterização e lançamento – @cafemaestroproducoes

Stewart Polo: Assistente e Atribuição de direito – @legalmente_stewart 

Desterrados Artes: Apoio – @desterradosartes

Cláudio Schuster: Assessoria de comunicação 

Girassol de Julia

Floresceu em Julia uma flor tão súbita

E tão bela quanto já pude ver,

De repente então, livre como a música,

Meu janeiro abriu todo ao seu prazer.

Tem mais cor a flor que brotou em Julia

Do que o céu do estio logo após chover,

Repentina flor, amarela e única,

Faz girar o sol onde está seu ser.

Quando à noite deito-me com seu cheiro,

Primavera é onde pareço estar,

Meu verão mais brando em seu canteiro,

Pois num girassol encontrei meu par.

Ela fez janeiro voar ligeiro,

Fevereiro agora em seu lugar.

Pode vir agosto e um ano inteiro

Que de amor a flor hei de assim regar.

Tem mais cor a flor que brotou em Julia

Do que o céu do estio logo após chover,

Repentina flor, amarela e única,

Faz girar o sol onde está seu ser.

Christian von Koenig

03/02/19

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img