16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Musical inédito na Capital apresenta a história do chorinho para crianças

spot_img

Musical inédito na Capital apresenta a história do chorinho para crianças

spot_imgspot_img

O espetáculo gratuito faz parte do projeto Concertos AF, da Aliança Francesa de Florianópolis. Apresentação será no dia 26, às 11h30, no Villa Romana Shopping, e é acessível para pessoas com deficiência visual

Pela primeira vez, Florianópolis recebe o espetáculo Sarauzinho# – A História do Chorinho para Crianças, um musical indicado para todas as idades. A montagem é do premiado grupo Sarau# Trio, de Joinville, e terá apresentação única no próximo domingo (26), às 11h30, no Villa Romana Shopping, em Florianópolis. O show integra a programação do projeto Concertos AF, promovido pela Aliança Francesa de Florianópolis. Gratuito e acessível para pessoas com deficiência visual.

Com roteiro e direção cênica assinado por Ângela Finardi e figurinos de Caren Negrelli, Sarauzinho# conta a história do choro, gênero musical que é considerado o primeiro genuinamente brasileiro, ainda antes do samba. O espetáculo combina diferentes linguagens — formas animadas, música e contação de histórias — para conduzir o público até o século 19, quando esse estilo instrumental surgiu no Brasil, e depois de volta a 2021 para apresentar aos pequenos os compositores contemporâneos, como Hamilton de Holanda. Além dele, estão no repertório canções de grandes nomes, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

— É um espetáculo para que as crianças entendam que o chorinho é um bem imaterial brasileiro. Para que se sintam incluídas e entendam a riqueza da nossa música. Acima de tudo, para que se divirtam nesse processo de aprendizado — diz a pianista Marisa Toledo, do Sarau# Trio. 

O musical conta ainda com um personagem carismático, Joaquim, um cadeirante espirituoso que interage com a criançada e, brincando, contribui para o protagonismo da pessoa com deficiência em diversos setores da sociedade.  

O Sarau# Trio foi criado em 2014 em Joinville. É formado pelos músicos Cláudio Moraes (sax/flauta), Marisa Toledo (piano) e Rafael Vieira (bateria e percussão). Desde que surgiu, o grupo atua com iniciativas musicais autênticas e com reinterpretações da música brasileira. O trio tem um trabalho dedicado especialmente para crianças. Há  anos leva projetos de música para escolas públicas. O trio já foi premiado com o edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.  

Aliança Francesa de Florianópolis promove música instrumental


A apresentação de Sarauzinho# – A História do Chorinho para Crianças faz parte do Concertos AF, projeto da Aliança Francesa de Florianópolis que promove música instrumental, de câmara e erudita em Florianópolis, sempre gratuitamente. Além do Concertos AF, a instituição também promove o Sexta Jazz AF, entre outros, dedicado especialmente ao jazz e que hoje é considerado um dos principais projetos do estilo na cidade.  


O musical do próximo domingo (26) tem o propósito de promover o conhecimento de pais e crianças sobre um dos ritmos mais importantes da música brasileira. Vale pontuar que o espetáculo é acessível para pessoas com deficiência visual. Estarão disponíveis  10 equipamentos de audiodescrição ao vivo.

O Concertos AF é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE, Da Magrinha e Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Agende-se 


Concertos AF apresenta: Sarauzinho# – A História do Chorinho para crianças

Quando: domingo, 26/12, às 11h30
Onde: Cinesystem do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis) gratuito. Acesso por ordem de chegada, a partir das 11h
Classificação: Livre. Indicado para crianças de 6 a 10 anos
Acessível: audiodescrição ao vivo com 10 equipamentos disponíveis
Escolas: 50% dos ingressos são reservados aos alunos (e responsáveis) de escolas públicas de ensino, basta indicar o nome da escola na entrada

Foto: Luciano Moraes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img