24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Não Precisa Ser Forte Pocket estreia no Sesc Prainha

spot_img

Não Precisa Ser Forte Pocket estreia no Sesc Prainha

spot_imgspot_img

Pedindo licença para chegar, THUANNY sobe aos palcos do Sesc Prainha no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com a primeira apresentação de Não Precisa Ser Forte, levando ao público um fragmento do trabalho solo que vem desenvolvendo no último ano. A apresentação, que marca a sua estreia como cantora e compositora, será transmitida ao vivo, às 20h, através do canal do Sesc SC no Youtube.

Este é o primeiro trabalho solo da artista, que possui longa trajetória na cena artística catarinense, em especial nas artes cênicas, integrando o Coletivo NEGA desde 2013 e se destacando como atriz e produtora nas performances Preta-a-Porter e  como artista e assistente de produção na performance Canto Para Quem É de Noite. Além dos teatros, a artista realizou diversos projetos de arte educação em escolas, periferias e presídios com os projetos Mulheres Negras Resistem (@mulheres.negras.resistem)  e #AFROARTESC. Também integrou a cena de batalhas de rap da capital catarinense e atuou em filmes e séries, como na produção binacional Submersos, entre outros.

#NãoPrecisaSerForte vem da necessidade urgente de humanização dos corpos pretes em diáspora, após uma década de ascensão contínua da violência contra pessoas negras no Brasil. Porém, ao invés de se pautar pelo sofrimento, a artista conduz o seu trabalho como um processo de cura, compreendendo a arte negra como uma tecnologia de enfrentamento ao racismo, e não condicionada por ele. Assim, o racismo não é uma definição, não pode ser, mas um atravessamento, o ponto de partida de uma investigação, e não um fim.

Por isso, a artista resgata em suas referências experiências de artistas que não foram reconhecidos devido à sua irreverência, apesar da enorme contribuição que significam para a cultura afro-brasileira, como a sambista florianopolitana Neide Maria Rosa, o grupo teatral Dzi Croquettes e o duo Les Étoiles. Assim, mesmo transitando livremente por estas encruzilhadas, uma mensagem se mantém: que é preciso disputar a cultura negra como arte política e o que é “ser-negro”, para além dos estereótipos enraizados na sociedade. 

Emprestando do conceito de encruzilhada, como proposto pela artista Jota Mombaça, a investigação de Thuanny, que também se liga à pesquisa que desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, passa pelo encontro entre diversos elementos estéticos da música negra e de outras linguagens artísticas, cruzando o samba com a poesia, o rap com a performance, o ijexá e o audiovisual, e assim por diante. 

Para esta apresentação, Thuanny sobe ao palco acompanhada da levada elétrica da guitarra de Saul Smith, da percussão pulsante de Edinho Roldan e do backing vocal de Christian Gonçalves, com desenho de luz de Alexandra de Melo e produção assinada por Davi Tekle. Isadora Souza assina a beleza e Igor o figurino. 

O projeto Não Precisa Ser Forte é composto por quatro atos, dialogando com música, poesia, performance e audiovisual. No momento, está em fase de desenvolvimento, com previsão de lançamento para a primeira metade de 2022. 

SERVIÇOS

O que: THUANNY – Não Precisa Ser Forte

Quando: Sábado, 20/11/2021

Horário: 20h

Onde: Ao vivo no canal do Sesc-SC no Youtube

Valor: Gratuito 

Ficha técnica:

Direção e voz: THUANNY | @thuanny___

Guitarra Elétrica: Saul Smith | @mestres.reis.rainha 

Percussão: Mestre Edinho | @batukaedinho
Preparação vocal: Cristian Gonçalves

Iluminação: Alexandra de Melo | @a.le.marela

Beleza: Isadora Souza | @dorasouzaisa

Style {show} : Igor Ribeiro y Thuanny | @iggribeiro, @thuanny___

Figurino {projeto}:

Isadora Souza, Ingrid Kaula y Thuanny | @dorasouzaisa, @ingridkaula, @thuanny___ 

Produção: Davi Tekle | @detekle

Convidado especial: Maestro Cristian Gonçalves

Apoio: Power Clothing Brechó | 

@powerclothing_brecho

Agradecimentos: Lelette, Gabriel, Thys, Pedro, Fernando, Juci, Ananda, Rodrigo, Wlad, Yasmin, Ingrid, Micheli, Márcio, George, Trindade, Marcinho, Cleyton, Zezinho, Suzana, Val, Plínio, Matheus, Addia e Naomy.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img