15.9 C
fpolis
quinta-feira, maio 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Nesta quinta-feira tem programação cultural gratuita na Praça XV, em Floripa

spot_img

Nesta quinta-feira tem programação cultural gratuita na Praça XV, em Floripa

spot_imgspot_img

Nesta quinta-feira, 28, o Centro de Florianópolis vai ganhar um colorido especial. Na edição de virada do projeto Festival Arte na Praça, idealizado pela cantora Janet Machnacz Ferreira e produzido pela Contexto – Gestão de Projetos, o ponto de encontro entre artistas do teatro, da música e do circo e público é a Praça XV de Novembro, Centro de Florianópolis. Todas as atrações são gratuitas.

O objetivo, segundo o produtor Ulisses Souza, é fazer ocupação cultural de espaços públicos, levando arte para o maior número de pessoas possível. “Pensamos num conjunto de atrações que contempla todas as idades, da criança ao adulto”, afirma.

A programação, que conta com 6 atrações, abre às 12h com o cortejo do grupo Cores de Aidê,  do Mercado Público até a Praça XV. A banda percussiva de samba reggae é formada por 10 mulheres que, por meio da arte, evidenciam as potencialidades e o protagonismo feminino. São elas: Nine Martins, Bê Sodrê, Carla Luz, Cauane Maia, Cris Fernandes, Dandara Manoela, Fernanda Jerônimo, Laila Dominique, Nattana Marques e Sarah Massí. O grupo tem também um bloco,  que conta com a participação de mais de 100 mulheres.

Às 13h, é a vez  de Valdir Agostinho – defensor da valorização da memória cultural ilhoa. No repertório do músico e compositor,  canções próprias, marcadas pela irreverência e pela temática ecológica, numa levada psicodélica, de reggae e rock and roll.  Ele se apresenta na Praça XV, onde serão todas as outras atrações.

Na sequência, o público poderá prestigiar a apresentação do Palco Aberto Ocupa Circo, do grupo Circus Fever, com a participação de diversos grupos e artistas convidados. Num mesmo espetáculo a céu aberto, tem circo, malabares, dança, mágica, música, acrobacia, teatro cômico e palhaços.

Às 14h45,  acontece o show da dupla da velha guarda da cena musical ilhoa, já indicada ao prêmio Sharp e convidados da “Canja do Jô Soares”,  Janet e Joel Brito, voz e sax, acompanhada pelo guitarrista Júlio e com a participação especial da neta da dupla, Luana de 7 anos. “Ela vai se apresentar no trapézio (circense), cantar e convidar as crianças para participar, cantando e tocando”, conta Janet, que é proponente do projeto do festival contemplado pela Lei Rouanet.

Às 15h30, a cia Clã de Livres Arteiros apresenta o espetáculo de teatro de animação  “O Misterioso sumiço do Boi de Mamão”. Inspirado no folclore do litoral catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.

Para fechar a programação, Boi de Mamão com o Grupo Alivanta meu boi. O grupo, formado majoritariamente por crianças, busca resgatar a cultura e tradição açoriana. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.

O evento tem apoio, por meio da Lei Rouanet, da Tractebel Energia, da Celesc e da Casan e apoio cultural da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

 

Programação – Festival Arte na Praça- edição de virada – Praça XV

 

12h: Cortejo do Cores de Aidê – do Mercado Pùblico até a Praça XV

13h: Show com Valdir Agostinho

14h: Palco Aberto Ocupa Circo

14h45: Show de Janet e Joel Brito, com participação especial de Luana, de 7 anos.

15h30: “O Misterioso sumiço do Boi de Mamão”, do Clã de Livres Arteiros

16h30: Boi de Mamão com o Grupo Alivanta meu boi

spot_img