23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Restauração da Ponte Hercílio Luz avança para a reta final em 2018

spot_img

Restauração da Ponte Hercílio Luz avança para a reta final em 2018

spot_imgspot_img

A Ponte Hercílio Luz está cada vez mais perto de ser reaberta. O cronograma de trabalho para a restauração do cartão postal catarinense está avançando para a reta final em 2018. Neste ano, foi concluído com sucesso o trabalho de transferência de carga da estrutura original para a base provisória construída abaixo da ponte, o que permitiu avançar para os trabalhos de remoção de peças antigas, como as barras de olhal.

A obra conta com o envolvimento de operários, engenheiros e fiscais do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e do grupo português Teixeira Duarte, empresa responsável pela restauração. “A restauração do símbolo de todos os catarinenses é um grande desafio, mas está avançando muito bem. Muitos não acreditavam mais na restauração, mas hoje a obra é uma realidade que todos enxergam e no fim de 2018 a ponte poderá voltar a ser utilizada por todos nós”, afirma o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

O engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy, explica que, depois de concluída a retirada de todas as 360 barras de olhal, serão feitos serviços como, por exemplo, a troca de celas, rótulas e a recuperação da parte interna das treliças, para então, a partir de meados de março começar a colocar as novas barras de olhal.
A ponte receberá cerca de duas mil toneladas de metal novo, o que representa aproximadamente 40% da atual estrutura. Muitas das novas peças, fabricadas no Brasil e no exterior, já foram compradas e estão em depósitos no canteiro de obras.

“Cada nova etapa é um passo importante. Esta é uma obra de grande complexidade. Mas estamos avançando bem para entregar o quanto antes esta estrutura que, além de preservar um patrimônio histórico catarinense, representará um grande ganho em mobilidade para a região da Grande Florianópolis”, destaca o governador Raimundo Colombo.

Um gigante de aço

A Ponte Hercílio Luz foi construída entre novembro de 1922 e maio de 1926 pela empresa americana Byington & Sundstrom. Foi projetada pelo engenheiro David Barnard Steinman, das firmas associadas Robinson & Steinman. A inauguração oficial, com liberação para o trânsito, foi em 13 de maio de 1926.

A ponte tem extensão total de 821 metros, sendo formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros; da Ilha, com 259 metros; e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros. A altura das torres principais é de 74,21 metros. A altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem o peso aproximado de 5 mil toneladas.

Em 4 de agosto de 1992, a Ponte Hercílio Luz foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis. Em 13 de maio de 1997, o Governo do Estado homologou o Tombamento da Ponte Hercílio Luz, de propriedade do Estado de Santa Catarina. E no dia 15 de maio do mesmo ano, foi assinado declaração de utilidade pública para fins de aquisição por doação ou desapropriação, amigável ou judicial, os imóveis compreendidos na área de entorno da Ponte Hercílio Luz. Também em 15 de maio de 1997, o Ministério da Cultura reconheceu a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img