26.6 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Neste sábado, 16, tem Festa da Baleeira no bairro João Paulo, em Florianópolis

spot_img

Neste sábado, 16, tem Festa da Baleeira no bairro João Paulo, em Florianópolis

spot_imgspot_img

Neste sábado, 16, vai ter desfile de baleeiras, música, gastronomia, concurso de tarrafa e muito mais em Florianópolis. A Festa Municipal da Baleeira acontece das 9h às 20h, no trapiche do bairro João Paulo, para comemorar o Dia Municipal da Baleeira, instituído pela Lei Municipal 10.881/2022. 

A Festa é organizada pela Associação dos Pescadores do João Paulo e Saco Grande, em parceria com o Projeto Baleeira da Ilha. Tem apoio da Prefeitura de Florianópolis por meio do Termo de Fomento 012090/SMLCP/23.

O objetivo do evento  é chamar atenção de lideranças e da sociedade para a necessidade de preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense que aos poucos vem caindo em desuso. Seu casco arredondado, que lhe confere grande navegabilidade e segurança, é um dos seus diferenciais.

No ano de 2020 o Projeto Baleeira da Ilha lançou o site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br, onde catalogou as que ainda hoje são usadas em Florianópolis para pesca e passeios. “Mas seu futuro está em risco”, alerta Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval do Projeto.

Luciano explica que, como utiliza madeiras protegidas por lei, a baleeira já não é mais construída, fato que também limita a restauração das remanescentes. Além disso, seus métodos de construção estão preservados apenas na memória dos poucos mestres artesãos vivos. 

O Dia Municipal da Baleeira é comemorado oficialmente em 18 de dezembro, em alusão ao nascimento, em 1929, de seu Alécio Heidenreich, tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha. Falecido em 18 de março de 2022, aos 93 anos, ele construiu cerca de 80 baleeiras e deixou uma história de amor e dedicação à embarcação. 

Desfile, concursos, música e gastronomia

A festa que marca a data vai começar com um grande desfile de embarcações, que vão partir do trapiche do bairro João Paulo às 9h, em direção à Ponte Hercílio Luz, retornando ao ponto de partida. Após o desfile acontecem no trapiche concursos que vão eleger a baleeira mais bonita e mais antiga do evento. 

Também acontecem ainda pela manhã concursos de jogar tarrafa, de entralhe de tarrafa e outras atividades ligadas à pesca. A programação de shows inicia às 11h e contará com nomes conhecidos na cena cultural ilhoa, como Gazu e Banda. Também estarão sendo comercializados alimentos e bebidas nas barraquinhas montadas em sua maioria por moradores da localidade. 

É uma festa para toda a família e a entrada é gratuita. A Associação de Pescadores do João Paulo pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível. Todo o volume arrecadado será doado a instituições sociais de Florianópolis. 

Programação

9:00 – desfile de baleeiras

10h – concurso baleeira mais bonita

10:30h – concurso baleeira mais antiga 

11h – concurso tarrafa

11h às 12:30h – Regi Barcelos e banda

13h às 14:30h – Gazu e banda

14:30h às 15:30h – boi de mamão do Petinho

15:30h às 16:30h – Banda Bom Brother

16:30h às 17h – Papai Noel

17h às 18h – Deh Lemos e banda

18:30h às 20h – Nilêra e banda

Serviço

O que: Festa Municipal da Baleeira
Quando: dia 16 de dezembro, das 9h às 20h

Onde: no trapiche do bairro João Paulo, servidão Nonô, s/n, Florianópolis

Fotos: Cristina Gallo

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais