Florianópolis, 20 de julho de 2024

No Dia da Consciência Negra, Câmara de Florianópolis realiza entrega da Medalha Zumbi dos Palmares 

spot_img

Compartilhe

No dia em que se celebra a Consciência Negra, a Câmara Municipal de Florianópolis realizou a entrega da Medalha de Honra Zumbi dos Palmares, em grande expediente realizado em Plenário. 

A data de 20 de novembro visa homenagear a cultura afro-brasileira e destacar a importância das discussões e ações que visam combater o racismo e a desigualdade social no País, trazendo à tona a história e a luta do povo negro.

A honraria, que foi entregue à 25 personalidades, homenegeia pessoas e entidades que atuam em ações de grande relevância e que se destacam no combate a qualquer forma de discriminação e preconceito, agindo na defesa dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira e na valorização da vida.

Apesar das transformações pelas quais o mundo passou, ainda assim, se faz cada vez mais necessário modificar certos padrões sociais para que se possa ultrapassar barreiras, promovendo, assim, a quebra de preconceitos e estigmas ainda existentes na população. No acontecimento, foi evidenciada a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido por entidades e membros da sociedade que fazem da busca pelo respeito ao próximo a base para uma sociedade mais justa e igualitária.

“Hoje, na verdade, é um dia de reflexão da luta dos nossos ancestrais, dos nossos mais velhos, nossos mais novos, que continuam na luta, e nossos iguais. Assim, podemos ter um olhar diferente na luta do nosso povo, que sabemos que tem um racismo. Não dá pra falar do dia 20 de novembro sem falar do racismo. O Zumbi está aí para mostrar que a nossa luta ainda é grande, mas nós vamos conseguir. Até porque, hoje estamos aqui nesse espaço. Só quem pode falar por nós, somos nós”, afirmou a Vereadora Tânia Ramos.

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Joana Célia dos Passos, destacou a alegria em receber a condecoração e também afirmou que a medalha representa a luta dos movimentos negros.

“É muito importante reconhecer o público do trabalho que nós realizamos. Não é um trabalho individual, e sim feito com muitas mãos. Eu sou uma professora e intelectual orgânica do movimento negro, então eu não estou sozinha nessa ação. Essa medalha me representa, mas representa muito mais a luta dos movimentos negros”. 

Dentre os homenageados também estava o jornalista Cristiano Gomes, que falou sobre a grande alegria ao ser honrado com a Medalha que carrega o nome de Zumbi dos Palmares, destacando a luta diária do povo negro, contra qualquer tipo de discriminação.

“Eu recebo com muita alegria. Acho que essa medalha representa muito os homenageados. Representa essa questão de buscarmos romper as barreiras do preconceito, de ser referência para muitas pessoas. Nós, hoje, somos essa referência, podemos inspirar mais pessoas. Representa muita alegria, muita força e inspiração para que mais pessoas possam um dia estar aqui recebendo uma medalha como essa, que não traz um peso no peito, mas no coração”, finalizou.

Segundo o vereador Pedro Cabral, é preciso sempre desenvolver sobre o dia 20 de novembro com a presença do povo negro. “É preciso tratar os desiguais de forma desigual. A partir do momento que a gente visibiliza alguém, é importante. Eu penso que o dia 20 de novembro tem essa função de dizer que o povo negro pode, que esta cidade pode. Devemos conscientemente discutir esse dia, com passeatas, com conversas, com movimentos, fazendo uma ação anti-racista, porque nada sobre nós sem nós. É preciso termos essa conversa”, ele concluiu.

Homenageados

Africanamente Escola de Capoeira Angola

Amanda Santos

Ana Carolina Fernandes Maximiniano

Angela Maria Espindola

Associação Catarinense Para Integração do Cego

Associação Cultural Ação Zumbi

Associação de Pais e Amigos de Autistas

Coletivo Nosso Olhar

Coral Vozes Que Não Calam

Cristiano Gomes

Edson Amaral

Entidade Vício Tem Cura

Fabricio Dias Leite

Iara Maria Manoel

Igreja Evangélica Palavra Profética

Instituto Arco-Íris

Instituto É da Nossa Cor

Joana Célia dos Passos

João Batista Costa

Jorge Luiz

Marilúcia Silva de Jesus Thomé

Créditos da Foto: Édio Hélio Ramos / CMF