19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Orquestra Sinfônica de SC completa 30 anos neste sábado, 25, e comemora com espetáculo em Florianópolis

spot_img

Orquestra Sinfônica de SC completa 30 anos neste sábado, 25, e comemora com espetáculo em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) sobe ao palco do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, neste sábado, 25, às 20h, com o espetáculo “Havan apresenta: Bravo! SC 2023”. O show, de repertório erudito, marca os 30 anos da primeira apresentação da Ossca, realizada em 1993, no mesmo dia e local. Os ingressos estão disponíveis no site da Ossca (orquestra.com.br/) e na plataforma Sympla.

“A plateia pode esperar uma apresentação cheia de emoção, já que comemora uma data tão especial”, promete André Almeida, presidente da Ossca e produtor executivo do show. A orquestra dos catarinenses foi fundada pelo maestro José Nilo Valle, que há três décadas empresta seu carisma e talento para a regência e direção artística dos espetáculos.

O repertório contará com clássicos da música erudita mundial, como Ballet Suite Medley, de Tchaikovsky, e Festive Overture, opus 96, de Dimitri Shostakovich. Quem for ao concerto de sábado vai desfrutar ainda de composições nacionais, como Sinfonia V (Indígena), de José Siqueira, e Batuque (da suíte Reisado do Pastoreio), de Lorenzo Fernandez. 

30 anos da Ossca

Em 1992 o maestro José Nilo Valle recebeu do governo do Estado o desafio de estabelecer uma orquestra sinfônica em Santa Catarina. No ano seguinte, no dia 25 de novembro, a Ossca fazia seu primeiro espetáculo. 

A criação da Ossca marcou uma nova era na história musical catarinense. Sua importância foi oficialmente reconhecida em 2009, quando foi declarada Patrimônio Histórico Artístico e Cultural. Em 2013, a Constituição Estadual a definiu como um organismo de interesse máximo para a cultura musical. 

Ao longo de sua história veio formando profissionais para a música erudita e levando inspiração para a formação de grupos de câmara, cameratas e orquestras em Santa Catarina. Foi pioneira em estabelecer uma tradição de concertos sinfônicos regulares na capital e responsável pela expansão da música clássica para o interior catarinense.

Serviço

O que: espetáculo “Havan apresenta: Bravo! SC 2023”, executado pela Orquestra Sinfônica de SC (Ossca)

Onde: em Florianópolis, no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Quando: sábado, 25 de novembro, às 20h

Ingressos: no site da Ossca (orquestra.com.br/) e na plataforma Sympla.

Fotos: Cristina Gallo

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img