23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Noite em homenagem a Cruz e Sousa premia expoentes da cultura catarinense

spot_img

Noite em homenagem a Cruz e Sousa premia expoentes da cultura catarinense

spot_imgspot_img

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, abre suas portas na próxima segunda-feira (24), às 20 horas, para uma grande cerimônia em homenagem ao poeta catarinense Cruz e Sousa. Promovida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Conselho Estadual de Cultura, será entregue a Medalha do Mérito Cultural “Cruz e Sousa” para dez homenageados, entre eles o premiado escritor Cristovão Tezza. O evento contará ainda com o lançamento dos livros Cruz e Sousa Simbolista e Cruz e Sousa – Obra Completa – Prosa e Poesia, além da exibição do documentário Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil, e da apresentação do projeto de construção do Memorial Cruz e Sousa. A entrada é gratuita.

Os contemplados com as dez medalhas do Mérito Cultural “Cruz e Sousa” são: Asta-Rose Alcaide, joinvilense que assina a montagem de diversas óperas pelo território nacional; Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, tradicional espaço comandado por Gilberto Gerlach, voltado à exibição de cinematografias independentes e fora do circuito comercial; Cristovão Tezza, escritor lageano vencedor dos principais prêmios de 2008, incluindo o Jabuti e o Portugal Telecom, com o romance O Filho Eterno; Eli Heil, pintora, desenhista, escritora e ceramista autodidata, criadora da Fundação Mundo Ovo; Franklin Cascaes (in memoriam), folclorista, desenhista, escritor e estudioso dos costumes da Ilha de Santa Catarina, que completaria 80 anos em 2008; Grupo Cena 11, companhia de dança catarinense, dirigida pelo bailarino Alejandro Ahmed; Lauro Ribas Zimmer, ex-reitor e antigo Secretário Geral do Conselho Federal de Educação, com carreira dedicada às atividades educacionais; Manoel Dilor de Freitas, líder empresarial à frente da empresa Cecrisa, que iniciou suas atividades em 1971; Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, primeiro evento do país voltado exclusivamente para crianças e adolescentes, criado por Milu Leite e Luiza Lins, em atividade desde junho de 2002; e Nereu do Vale Pereira, Phd. em Ciências Humanas e Sociais, sociólogo e economista, autor de inúmeros livros, artigos e vídeos sobre cultura açoriana.

A noite de homenagens segue com o lançamento dos livros Cruz e Sousa Simbolista e Cruz e Sousa – Obra Completa, que é dividido em dois volumes, um inteiramente dedicado à poesia e outro à prosa. Um dos principais protagonistas do movimento simbolista, no Brasil e no mundo, Cruz e Sousa apresenta uma obra de vasta importância para a compreensão da poética nacional. Apoiado pelo Funcultural, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e o Governo do Estado de Santa Catarina, os dois volumes reúnem todos os poemas e todos os textos do autor, alguns recentemente descobertos.

Com direção executiva de Maximino Gallina e direção geral de Chico Pereira, o documentário Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil registra o traslado dos restos mortais do poeta catarinense a Florianópolis. O vídeo foi financiado com recursos do Funcultural e levou sete meses até a finalização. Com aproximadamente 20 minutos de duração, a obra, pela primeira vez exibida ao público, intercala imagens do transporte dos restos, do Rio de Janeiro até Santa Catarina, com depoimentos de escritores e estudiosos locais sobre a obra do poeta. Salim Miguel, Alcides Buss, Lauro Junkes, Silvio Coelho e Carlos Humberto Correa respondem por alguns dos depoimentos.

Cruz e Sousa, o poeta simbolista do Brasil é ambientado quase inteiramente dentro do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. Dentre outros registros, o vídeo traz diversas imagens da retirada do corpo do mausoléu e da assinatura do termo de autorização do traslado, pela bisneta do poeta, firmado na Casa do Governador. A produção conta ainda com um intérprete declarando trechos de textos do autor. Segundo Max Gallina, a proposta para o pós-lançamento “é inscrever a produção em maratonas de cinema e também em festivais”.

Encerrando a noite, será apresentado o projeto de construção do Memorial Cruz e Sousa, cujo edital de licitação para início das obras deve ser lançado dentro de poucos dias. O projeto prevê um espaço especial nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, com acomodações para leitura e disponibilização de uma biblioteca com livros de escritores catarinenses. Instaurador da Poesia Simbolista no Brasil, João da Cruz e Sousa nasceu na Ilha de Santa Catarina em 24 de novembro de 1861.

SERVIÇO:

O quê: Entrega da Medalha de Mérito Cultural “Cruz e Sousa”, com lançamento de livros, exibição de documentário e apresentação de projeto
Quando: segunda-feira, dia 24 de novembro de 2008, às 20 horas
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito

Medalha do Mérito Cultural “Cruz e Sousa”

Homenageados:

Asta-Rose Alcaide
Clube de Cinema Nª Sra. do Desterro
Cristovão Tezza
Eli Heil
Franklin Cascaes (in memoriam)
Grupo Cena 11
Lauro Ribas Zimmer
Manoel Dilor de Freitas (in memoriam)
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Nereu do Vale Pereira

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img