15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Novos semáforos dos Ingleses começam a funcionar nesta quarta-feira

spot_img

Novos semáforos dos Ingleses começam a funcionar nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Termina nesta semana a instalação e sincronização do novo sistema de semáforos de Florianópolis, de acordo com a Prefeitura da Capital. O trabalho começou em janeiro e prevê um serviço mais dinâmico e moderno no que se refere ao monitoramento do trânsito da cidade.

Nos Ingleses, Norte da Ilha, onde a obra teve seis etapas com investimento de R$ 700 mil, os três semáforos já estão instalados. Nesta terça-feira, a Celesc irá ligar a energia e a previsão é de que na quarta-feira, 18, pela manhã, eles já estejam em pleno funcionamento.

Lá, além do novo sistema de controle que está sendo instalado desde janeiro em toda a cidade, o bairro também ganhou as sinaleiras e o controlador de tráfego. Os três pontos escolhidos para implantação são os cruzamentos mais movimentados no bairro: SC-403 com a rua Três Marias, SC-403 com a rua dos Mariscos e na estrada João Nunes Vieira com a rodovia João Gualberto Soares (entrada do Rio Vermelho).

O sistema será controlado remotamente através de uma sala de controle com tecnologia de última geração, que será instalada na Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito e com previsão de inauguração para o dia 24.

Entenda como irá funcionar

– A empresa especializada em tecnologia que venceu a licitação, a Dataprom, está instalando 134 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade; essa tecnologia já utilizada em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

– Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

– Em uma sala, na rua Deodoro, ficará a central de monitoramento. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall, pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como “telas de computador” das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.

– Nas telas, estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

– Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

O que este software pode fazer

– monitora o fluxo da via;

– determina planos específicos de acionamento para horários determinados;

– estabelece pedidos de mudança de planos de via;

– como a mudança é em tempo real, o maior benefício é a fluidez no trânsito, evitando congestionamentos.

Custo e cronograma de instalação

Investimento: R$ 5,5 milhões

Início da instalação: janeiro de 2016

Término: maio de 2016

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img