22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Novos pianos para Santa Catarina entregues em Florianópolis

spot_img

Novos pianos para Santa Catarina entregues em Florianópolis

spot_imgspot_img

Uma antiga aspiração da classe artística catarinense acaba de ser atendida pelo Governo do Estado: já estão em Florianópolis os dois pianos de cauda adquiridos pela Secretaria da Administração – um ficará no Teatro Ademir Rosa (CIC) e outro no Teatro Governador Pedro Ivo (CA).

Os instrumentos, solicitados pela Fundação Catarinense de Cultura(FCC), foram adquiridos da conceituada empresa norte-americana Steinway & Sons, e produzidos na sua fábrica de Hamburgo (Alemanha), de onde saem alguns dos melhores pianos do mundo.

A escolha da marca e do modelo foi definida a partir de uma consulta feita pela FCC a vários músicos de renome. Entre eles, Arthur Moreira Lima, que foi taxativo na sua recomendação: “Impossível pensar-se em sala de concerto integrada ao circuito pianístico mundial sem possuir um Steinway”, disse, em carta, à Fundação.

“A aquisição é fundamental para que Florianópolis passe a ser presente no circuito dos grandes pianistas do mundo”, insistiu Moreira Lima. Para o administrador do Teatro Governador Pedro Ivo, Irani Brunner Apolinário, o novo piano representa “o fim das limitações de qualidade” nos espetáculos musicais.

“Muitas apresentações foram prejudicadas porque não tínhamos um piano à altura, e alguns artistas nem puderam se apresentar aqui”, conta. Segundo afirma, um piano de qualidade superior é reivindicado pela classe artística há mais de 20 anos.

Os pianos foram comprados em maio pela Secretaria de Administração com recursos do Fundo de Materiais.

Graças à imunidade tributária em equipamentos adquiridos no exterior pelo Governo, Santa Catarina pagou pelos dois o preço de um, explicou o secretário da Administração, Paulo Eli. “Com a importação direta do fabricante, os dois pianos, com todas as taxas e custos de transporte, custaram 351,9 mil dólares, o equivalente a R$ 647,5 mil. Se fôssemos adquiri-los do representante no Brasil, o preço dos instrumentos seria de R$ 1.350.000,00”, comparou.

Segundo Eli, a secretaria está testando novas formas de aquisição de produtos para o Estado, procurando sempre a redução de custos. A modalidade utilizada no caso dos pianos também pode ser aplicada à compra de equipamentos de tecnologia da informação, produzidos por empresas norte-americanas, e vendidos no Brasil por até três vezes o preço cobrado nos EUA.

Os dois Steinways serão utilizados pela primeira vez no Concurso Internacional de Piano, que será realizado no Teatro Governador Pedro Ivo entre os dias 3 e 10 de julho. O piano do Teatro Ademir Rosa só será transferido quando forem concluídas as obras de reforma do CIC.

(Com informações de Secretaria de Administração)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img