26.8 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 14, 2022
cinesytem

O concerto “O ANJO GUARDIÃO – música barroca para violino solo”, percorre a capital catarinense

O concerto “O ANJO GUARDIÃO – música barroca para violino solo”, percorre a capital catarinense

spot_img

A partir do dia 25 de dezembro a violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska, hoje residente em Munique-Alemanha, retornará a sua cidade natal para realizar uma série de concertos com o programa “O Anjo Guardião” em lugares históricos da Ilha de Santa Catarina.

Waleska é especialista em violino barroco e apresentará um repertório solo com obras emblemáticas dos séculos XVII e XVIII. No centro do programa está a Passacaglia de H. I. F. Biber intitulada “O Anjo Guardião “, obra que dá nome ao espetáculo. A violinista se apresentará com um violino de 1743 montado de acordo com o uso da época. 

As apresentações iniciam no dia 25 de dezembro, às 19h, na Igreja de São Francisco de Paula, em Jurerê Leste – Canasvieiras. Depois seguem para o Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Centro de Florianópolis. 

AGENDA

25 de Dezembro – 19h

Igreja de São Francisco de Paula (Jurerê Leste – Canasvieiras) 

26 de Dezembro – 19h30

Igreja Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha)

27 de Dezembro – 20h

Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição (Lagoa da Conceição) 

28 de Dezembro – 20h 

Museu Histórico de SC – Palácio Cruz e Sousa (centro)

A série de recitais conta com o Apoio Cultural do Villa Romana Shopping e patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Franklin Cascaes, Prefeitura de Florianópolis. A produção é de Maria Elita Pereira.

SOBRE O VIOLINO

O violino, desde sua invenção por volta de 1550, cativou rapidamente o interesse dos instrumentistas e compositores. Seja pela sua similaridade com a voz humana soprano ou pelos seus atributos acústicos e expressivos, o violino deixou de ser um instrumento meramente acompanhador de danças e peças vocais e passou a ter um repertório idiomático. A busca por um virtuosismo violinístico, especialmente no final do século XVII, foi extraordinariamente experimental e resultou em novidades na afinação das cordas (scordatura), técnicas de arco, execução de acordes e texturas contrapontísticas. O uso de algumas dessas técnicas fica mais evidente quando se trata de música para violino sem acompanhamento do baixo contínuo. O programa O Anjo Guardião apresenta várias destas invenções técnicas e musicais e mostra como compositores da Alemanha, Itália e Áustria responderam aos desafios de escrever para violino senza basso (sem acompanhamento) no período barroco.

O Anjo Guardião levará você à uma viagem ao tempo, onde a música, o violino barroco e a arquitetura dos locais dos concertos estão em perfeita harmonia. 

WALESKA SIECZKOWSKA

A violinista florianopolitana Waleska Sieczkowska reside atualmente na Alemanha, onde mantém uma intensa atividade de concertos e é professora de violino nas escolas de música municipais de Mindelheim e Penzberg. Na Europa participa de concertos, festivais e gravações com renomados grupos como a Hofkapelle München, Münchener Kammerorchester, Il Pomo d’Oro Orchestra (Itália), Academia Montis Regalis (Itália) e Ensemble Turicum (Suíça). Já se apresentou também em importantes salas como Schubert Saal de Viena, Cuvilliés Theater em Munique e no Schlosstheater Schwetzingen.

Em 2011, junto ao violoncelista Anderson Fiorelli, Waleska formou o Villa Duo, com o qual apresenta-se regularmente em concertos no Brasil e na Europa.

Integrou por diversos anos a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista em várias oportunidades. Entre 2010 e 2013 foi a primeira violinista do Quarteto Jurerê Classic e deu aulas em projetos sociais em Santa Catarina. 

Waleska se formou pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e prosseguiu estudos com a professora Elisa Fukuda (SP). Em 2013 mudou-se para a Europa e ingressou na classe de violino barroco de Stefano Montanari na Milano Civica Scuola di Musica (Itália). Posteriormente a violinista estudou com a professora Mary Utiger na Hochschule für Musik und Theater München (Alemanha). Concluiu o mestrado em Violino Barroco na classe de Midori Seiler na Universität Mozarteum Salzburg.

Atualmente Waleska Sieczkowska toca num violino do construtor alemão Leonhard Maussiell  de 1743.

PROGRAMA

O Anjo Guardião – Música Barroca para Violino Solo

Nicola Matteis (1640 – 1713)

Passagio Rotto

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Partita III em Mi Maior , BWV 1006

Preludio – Gavotte en Rondeau

Georg Philipp Telemann (1681-1767)

Fantasia I para Violino Solo em Si bemol Maior 

Largo – Allegro – Grave – Allegro 

Heinrich Ignaz Franz Biber (1644-1704)

Passacalha em Sol Menor “O Anjo Guardião”

Giuseppe Tartini (1692-1770)

Sonata para Violino e Baixo Contínuo em Sol Menor  “O Trilo do Diabo” 

(arr. Waleska Sieczkowska)

Largo – Allegro – Andante. Allegro

SERVIÇO: 

O QUE? O Anjo Guardião, apresentado pela violinista Waleska Sieczkowska

QUANDO? Do dia 25 a 28 de dezembro

ONDE?  Nos lugares históricos da ilha de Santa Catarina – Igrejas históricas de Jurerê-Canasvieiras, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição; e no Palácio Cruz e Sousa, centro de Florianópolis

ENTRADA: Gratuita

INFORMAÇÕES: Com a produtora Maria Elita Pereira – fone 48 99115-1087

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img