18.3 C
fpolis
terça-feira, agosto 16, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

“O homem que mudou a música”: Miles Davis terá tributo no próximo Sexta Jazz AF em Florianópolis

spot_imgspot_img

“O homem que mudou a música”: Miles Davis terá tributo no próximo Sexta Jazz AF em Florianópolis

spot_imgspot_img


A entrada é gratuita e as vagas são limitadas e exclusivas para pessoas com vacinação completa contra a Covid-19. Apresentação será no dia 5 de novembro, às 20h, no estacionamento (piso G3) do Villa Romana Shopping

Lenda da música mundial, o trompetista e compositor Miles Davis (1926-1991) é o homenageado da próxima edição do Sexta Jazz AF em Florianópolis. O concerto será apresentado por um quinteto montado especialmente para esta edição, com a participação do pianista Luiz Gustavo Zago, do trompetista Gabriel Barbalho e do saxofonista Elio Lorenzo Vistel como convidados, além dos músicos e curadores do projeto Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria).  O show será na sexta, dia 5/11, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital.  


O acesso é gratuito mediante inscrição prévia no site da Aliança Francesa de Florianópolis (www.affloripa.com.br) e por ordem de chegada, a partir das 19h. Para entrar, também é preciso comprovar a vacinação contra a Covid-19: duas doses ou dose única para maiores de 18 anos ou uma dose para jovens entre 12 e 17 anos. Podem ser apresentadas a caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde,  comprovante disponível no aplicativo Conecte SUS ou plataformas integradas à sua base de dados.

As vagas são limitadas para respeitar o distanciamento social. As apresentações do Sexta Jazz AF foram aprovadas pela Vigilância Sanitária e seguirão todas as medidas para assegurar a saúde do público. O uso de máscara é obrigatório. 

Repertório baseado nos dois grandes quintetos de Miles Davis

A história da música norte-americana certamente seria outra não fosse o imprevisível e revolucionário Miles Davis. Eleito pela Rolling Stone como “o homem que mudou a música”, Miles sempre foi um visionário, músico à frente de seu tempo e que ditou tendências. No jazz, o trompetista e compositor passou por diferentes fases. O bebop e o hard bop, nos anos 1950 e 1960; o jazz fusion nos anos 70 e 80, além do jazz rock e outros estilos. No concerto especial do Sexta Jazz AF, o repertório será baseado na primeira fase do músico (anos 50 e 60), quando ele liderou dois grandes quintetos.

— Miles foi um excelente estrategista. Ele soube muito bem colocar os músicos certos na hora certa para tocar.  A fase mais importante foi quando ele começou a despontar como músico, quando liderou dois grandes quintetos no final dos anos 50 até meados da década de 60. Foi a fase mais jazzística, com a formação mais tradicional de jazz: piano, saxofone, trompete, bateria e contrabaixo. Depois disso ele começou a fazer experimentações, como free jazz, instrumentos elétricos, guitarra, percussão — diz Tiê Pereira, músico e um dos curadores do Sexta Jazz. 

O primeiro quinteto de Miles era formado, entre outros, por John Coltrane (1926-1967), saxofonista que logo despontou e teve uma carreira meteórica. O segundo tinha em sua formação outro ícone do jazz, o saxofonista Wayne Shorter, atualmente com 88 anos. Para interpretar essa fase de Miles, os curadores Tiê Pereira e Mauro Borghezan convidaram três grandes nomes da cena instrumental de Santa Catarina: Gabriel Barbalho, trompetista cujo modo de tocar tem as mesmas característica do Miles (respiro entre as notas); Luiz Gustavo Zago, pianista que já tem intimidade com a obra no norte-americano; e Elio Lorenzo, saxofonista conhecido pelo toque explosivo e que bebeu muito da fonte do bebop


Projeto realizado desde 2014

O Sexta Jazz AF é realizado desde 2014 pela Aliança Francesa de Florianópolis. O projeto já ocupou diferentes palcos da Capital, como Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Villa Romana Shopping. Para a temporada 2021, a produção preparou cinco edições entre setembro e dezembro. A terceira edição será no dia 5 de novembro, com Especial Miles Davis. A próxima será no dia 26 de novembro, com tributo a Herbie Hancock.

O Sexta Jazz AF 2021 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínios da ENGIE e Da Magrinha. Patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Casces por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. 

Agende-se

Sexta Jazz AF apresenta: Especial Miles Davis

Quando: sexta, 5/11, 20h
Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis)
Quanto: gratuito. O acesso é por ordem de chegada, a partir das 19h. Para entrar, é necessário inscrição prévia no site da Aliança Francesa de Florianópolis.


OBRIGATÓRIO: apresentar comprovação de vacinação completa ou teste negativo contra a Covid-19


Mais informações: www.affloripa.com.br
Classificação: indicado para maiores de 6 anos

Foto: Zago, Tiê Pereira e Mauro Borghezan no Sexta Jazz AF 2019 – Foto Eduardo Dukcs

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais