17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

O Mensageiro no Cinema, Chá & Cultura

spot_img

O Mensageiro no Cinema, Chá & Cultura

spot_imgspot_img

Joseph Losey e Harold Pinter no Cinema, Chá & Cultura

Radicado na Inglaterra, o diretor norte-americano Joseph Losey começou sua carreira nos anos 40 e seu primeiro longa, O menino dos cabelos verdes, filme anti-belicista, marcou o início de uma trajetória logo interrompida pelo macartismo, que o levou a sair dos Estados Unidos no início dos anos 50. Na Inglaterra obteve reconhecimento apenas a partir do filme de 1963, O Criado. O filme a que assistiremos, O Mensageiro (The Go-Between), foi a terceira e última colaboração de Joseph Losey com o dramaturgo Harold Pinter, que roteirizou, aqui, o romance homônimo de L.P. Hartley. Neste, a famosa frase de abertura “The past is a foreign country: they do things differently there” dá inicio ao relato das memórias de Leo (vivido na fase adulta por Michael Redgrave) relativas ao período em que conviveu com membros da aristocracia britânica. Vencedor da Palma de Ouro em 1971, O Mensageiro merece um olhar atento.

O convidado desta sessão de 15 de maio do Cinema, Chá & Cultura e que nos ajudará a refinar este olhar é o Professor Mauro Pommer, coordenador do Curso de Cinema da UFSC. Pommer é pós-doutor em cinema na Universidade da Califórnia, Los Angeles, Doutor em Arts et Sciences des Arts – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Mestre em Filosofia pela UFMG e Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela PUCMG, atuando principalmente no estudo de narrativa e roteiro cinematográficos, estética e análise de filmes.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil, Dra Brígida de Miranda, Ms. Leon de Paula e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho, os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e de promover a discussão sobre as relações entre literatura (principalmente a dramática) e suas adaptações para o cinema. A atividade, gratuita, começa às 18h, com uma conversa sobre a peça e o filme, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês por Rosa Ferreira, gerente da Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado e em formato DVD.

Informações

Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img