19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

O panorama da dança no século XX é tema de curso gratuito em Florianópolis

spot_img

O panorama da dança no século XX é tema de curso gratuito em Florianópolis

spot_imgspot_img

 

"O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX" será assunto do segundo módulo do curso "Histórias da Dança Catarinense", do projeto Midiateca de Dança, nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 14h às 18h, na Casa da Memória, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas

Fim dos anos 1970, o ballet ainda reinava absoluto como expressão artística atrelada à ideia de status social. Era a técnica ovacionada pela elite, disciplina que representava muito além da ereta postura corporal e gestos delicados, também sinônimo de educação e de como se portar em público. Na virada da década, a rigidez do estudo balançou com a chegada de novos movimentos, como o jazz e dança moderna – que na época ganhava o mundo, também o Brasil e Florianópolis -, e abriu possibilidades de outras práticas corporais. 

"O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX" é recorte do tema do segundo módulo do curso Histórias da Dança Catarinense, que ocorre nesta sexta-feira, 18 de outubro, das 14h às 18h, na Casa da Memória, em Florianópolis. A programação gratuita faz parte do projeto Midiateca de Dança, um site que irá reunir amplo acervo da produção artística catarinense a partir de dezembro deste ano.  

"A partir desta década observamos expoentes do ballet pensando o local onde estão inseridos. O mundo hegemônico do ballet começa a ser permeado por outras técnicas, não só na proposta de formação, mas na cena artística. Temos a partir daí a abertura para novas linguagens corporais", conta Sandra Meyer, que junto às pesquisadoras Jussara Xavier e Vera Torres, conduz o projeto de resgate e valorização da história da dança em Santa Catarina.

No encontro também serão abordadas as trajetórias de artistas e obras relacionadas aos acontecimentos que contribuíram para a configuração do cenário da dança catarinense, de 1970 a 2000.

"Destacaremos bailarinos, coreógrafos, professores e pesquisadores, ressaltando o surgimento dos grupos e eventos de dança neste momento. Olharemos para as reverberações das técnicas de dança moderna e do jazz neste ambiente. Feitos de profissionais como Renée Wells e Jussara Terrats, grupos como Ballet Desterro e Cena 11, eventos como o Festival de Dança de Joinville, I Mostra de Novos Coreógrafos do Sul e a pós-graduação Especialização em Dança Cênica serão analisados", complementa Jussara Xavier. 

O curso "Histórias da Dança Catarinense" encerra no dia 25 de outubro, das 14h às 18h, com o tema "Poéticas da dança em SC nos anos 2000". As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por e-mail contato@midiatecadedanca.com ou no próprio local, 20 minutos antes do início do curso. 

Sobre o projeto Midiateca de Dança – Foi contemplado pelo Edital de Apoio às Culturas 2018 do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis, numa iniciativa da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

CURSO: HISTÓRIAS DA DANÇA CATARINENSE

Com Jussara Xavier, Sandra Meyer e Vera Torres

18 e 25 de outubro, das 14h às 18h

Auditório da Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho, 58 Centro, Florianópolis

18 de outubro de 2019: O contexto artístico catarinense na segunda metade do século XX

25 de outubro de 2019: Poéticas da dança em SC nos anos 2000

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img