19.4 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

OAB/SC recebe homenagem em sessão especial da Alesc pelos seus 90 anos

spot_imgspot_img

OAB/SC recebe homenagem em sessão especial da Alesc pelos seus 90 anos

spot_imgspot_img

A Assembleia Legislativa realizou uma sessão especial em homenagem aos 90 anos da OAB/SC na noite desta segunda-feira (7/8), fruto de uma proposição do deputado Ivan Naatz. A presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, recebeu uma placa alusiva ao aniversário e a todo o trabalho prestado há anos pela instituição e pelos advogados e advogadas do Estado. Mais de 40 Subseções da OAB/SC estiveram representadas por seus presidentes e diretores, e também receberam certificados. Antecedendo a sessão, Cláudia recebeu em seu gabinete autoridades e os presidentes das Subseções presentes para um momento de confraternização e troca de ideias. Dentre os presentes, diretores da Seccional, desembargadores Osmar Nunes e Altamiro de Oliveira, e o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.

“Hoje posso falar em nome dos meus 53 presidentes de Subseções, quase 70 mil colegas advogados e advogadas e dizer da nossa satisfação em prestar um trabalho sempre voluntário, dedicado e com muita responsabilidade. A nossa fala de 90 anos de agradecimento é a todos que nos antecederam e que fizeram a nossa Seccional ser referência nacional”, destacou a presidente da OAB/SC. “As raízes desta Instituição são sólidas e sua atuação demonstra a cada dia, a indispensabilidade da advocacia no contexto social e na defesa das garantias constitucionais, dentre elas a democracia. Em sua história quase centenária, externo meus cumprimentos a cada um dos integrantes desta entidade, advogados e advogadas”, reiterou o presidente da Alesc, Mauro de Nadal.

“Gostaria de dizer que é um momento de rara felicidade para a Assembleia Legislativa, poder comemorar esses 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Santa Catarina, junto àqueles que fazem verdadeiramente a Ordem: nossos presidentes de Subseções, conselheiros estaduais; nossos conselheiros federais, os vice-presidentes e todos aqueles que ajudam a construir essa Instituição”, ressaltou o deputado Estadual, Ivan Naatz.

“A OAB Santa Catarina é uma ideia plantada há 90 anos, por brilhantes seres humanos. Uma ideia que se frutificou, uma semente que se tornou árvore e que junto às demais Seccionais deste País e suas Subseções construiu, no âmbito dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, um arcabouço legal e jurídico único no mundo em proteção à advocacia”, afirmou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.

“Em verdade, nós temos muito mais gente para também homenagear. Se nosso telefone é o primeiro que toca na Subseção, se somos nós que temos que largar tudo e ir cuidar, ajudar um colega, é porque nós temos uma estrutura que nos permite também fazer isso”, salientou o presidente da Subseção de Blumenau, Rodrigo Soethe, representando os 53 presidentes de Subseções da OAB/SC.

Sobre a OAB/SC

O início da OAB Santa Catarina se deu no dia 1º de novembro de 1932, quando da criação da entidade por meio do Decreto nº 22.039. A instalação da Seccional catarinense, por sua vez, ocorreu no dia 1º de janeiro de 1933. A OAB/SC, de lá para cá, fez parte de episódios que marcaram a história do Estado e do País.

Destacam-se as participações na campanha “Diretas Já”, na “Novembrada” em Florianópolis, na Assembleia Nacional Constituinte e na aprovação do Estatuto da Advocacia e da OAB no Congresso Nacional. A OAB Santa Catarina, recentemente, também somou forças na tramitação e sanção da Lei nº 14.365/22, que proíbe a fixação equitativa de honorários advocatícios.

A Casa da Advocacia catarinense segue firme na defesa das prerrogativas e do exercício da advocacia, assim como da cidadania, estando presente em todo o Estado através de 53 Subseções. Hoje a OAB/SC conta com um total de 109 comissões temáticas que auxiliam a diretoria nos mais diferentes assuntos, além de promoverem diversas ações junto à advocacia e à sociedade como um todo. No ano passado, foi registrado o número recorde de 4,5 mil advogados e advogadas inscritos nos grupos de trabalho da Seccional catarinense.

A história da OAB Santa Catarina continua recebendo novos capítulos nesta gestão. No dia 1º de janeiro de 2022, Cláudia Prudêncio tomou posse como presidente da OAB/SC, tornando-se a primeira mulher advogada a presidir a entidade e destacando, com isso, o protagonismo feminino na advocacia. Ainda, 120 advogados e advogadas de Santa Catarina participam de Comissões Nacionais da OAB.

………………………………………….
Crédito fotos: Eduardo Tarasca

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img