18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Odontólogas de Moçambique conhecem Saúde Bucal de Florianópolis

spot_img

Odontólogas de Moçambique conhecem Saúde Bucal de Florianópolis

spot_imgspot_img

Elas estavam acompanhadas de um representante do Ministério da Saúde do Brasil

O secretário adjunto da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta terça-feira a visita das odontólogas do Ministério da Saúde de Moçambique, Amália Mepatia e Paula Tocha. Elas vieram conhecer de perto o trabalho realizado no município de Florianópolis na área de Saúde Bucal. O Assessor da Coordenação Nacional do Governo Brasileiro para este segmento, Edson Gomes, o Diretor de Atenção Primária da SMS, Daniel Moutinho e a Gerente de Programas Estratégicos, Márcia Del Castanhel, acompanharam o encontro.

Na sequência a coordenadora desta área da SMS, Marynes Reibnitz, fez a apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas em Florianópolis. Ela destacou que o município conta atualmente com 47 Equipes de Saúde Bucal, 36 a mais que em 1994. Destas, 41 são do tipo 1 e seis do tipo dois. Além disso, a cidade conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas e Plantão 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento do Norte e do Sul da Ilha.

Ela falou ainda sobre o trabalho realizado nas escolas através do Programa Saúde na Escola, que atendeu entre 2008 e 2010 mais de 23 mil alunos. Outro ponto apresentado foram os atendimentos a pacientes com necessidades especiais e internados em hospitais. Ela apresentou as odontólogas moçambicanas a aparelhagem portátil utilizada para atender usuários acamados que não possam ser levados a uma Unidade de Saúde.

Moçambique

Moçambique é um dos países africanos de linguá portuguesa. Oito vezes maior que o estado de Santa Catarina, fica localizado na costa sudeste daquele continente. De acordo com o censo de 2007 sua população ultrapassava os 20 milhões de habitantes, em sua grande maioria vivendo na área rural.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img