18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Organização de Florianópolis ganha prêmio com projeto que usou dados para combate à Covid-19

spot_img

Organização de Florianópolis ganha prêmio com projeto que usou dados para combate à Covid-19

spot_imgspot_img

Social Good Brasil levou Prêmio ODS SC com projeto que usava dados para o combate à Covid-19

A organização Social Good Brasil, com sede em Florianópolis, é vencedora do Prêmio ODS SC 2021, iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que reconhece ações desenvolvidas por seus signatários que contribuam com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, propostos pela Organização das Nações Unidas – ONU. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (5), durante o Fórum Brasil ODS, em Florianópolis, com a entrega do Prêmio ODS SC 2021 para os vencedores de sete categorias. O SGB foi finalista da categoria Organização da Sociedade Civil com um projeto de Inteligência de Dados criado para enfrentar a pandemia do Coronavírus em Santa Catarina.

Em 2020, a organização criou uma Sala de Situação Digital com dados abertos à sociedade relativos à pandemia de COVID-19 em Santa Catarina. Foram criados sete “produtos de dados” – ferramentas, análises, instrumentos ou espaços virtuais para consumo de dados com objetivo de uma tomada de decisão, previsões ou projeções. 

No caso do projeto voltado para o combate da Covid-19, foram criados os produtos: Banco de Dados Anonimizados de Casos Confirmados de COVID-19 em Santa Catarina & Suas Análises; Painéis de BI, Modelo Epidemiológico; Matriz Gutai; Análises Data for Good; Frente de Transparência e Paineis BI SC Leitos. Saiba mais sobre esse projeto acessando o relatório completo.

“Foi um importante trabalho voluntário para, com a metodologia proprietária do Social Good Brasil organizar todos os dados sobre a Covid em SC, criar uma força-tarefa para a criação de sete produtos de dados com o objetivo de salvar vidas. O prêmio é também o reconhecimento de todos que abraçaram esse projeto”, conta a presidente-voluntária Fernanda Bornhausen.

Foram 90 dias de trabalho com um grupo intersetorial de voluntários, que se uniu para desenhar uma estratégia baseada em um diagnóstico, estruturação de governança e construção dos produtos de inteligência de dados para ajudar os 295 municípios catarinenses. Esse trabalho foi desenvolvido a partir de um núcleo intersetorial de inteligência de dados com representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Laboratório de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN) do EGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS) e Data Science Brigade (DSB).

“No início parecia impossível, mas graças a dedicação, o amor e o carinho, conseguimos criar os produtos de dados para auxiliar a gestão de crise do coronavírus em Santa Catarina”, ressaltou Tiago Manke, coordenador de metodologias no SGB, ao receber o prêmio.

O Prêmio ODS Santa Catarina é uma iniciativa que busca disseminar ações realizadas pelos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, ampliar o engajamento de pessoas e organizações que atuam com os ODS no Estado e aumentar as parcerias entre o Movimento, seus signatários, agências da ONU e governos no desenvolvimento de projetos.

Sobre o Social Good Brasil

O Social Good Brasil é uma organização da sociedade civil (OSCIP) de Florianópolis, berço do ecossistema de tecnologia e inovação brasileiro. O SGB surgiu em 2012 a partir de uma parceria com a Fundação das Nações Unidas, que lidera o +Social Good no mundo, sendo pioneiro ao trazer para o país tendências mundiais, como o uso de tecnologia e dados para gerar impacto positivo.

Em 2021, tem o propósito de levar uma metodologia inovadora e exclusiva de educação em dados para pessoas de todo o Brasil, tornando acessível um idioma essencial para o mundo digital e para o futuro do trabalho. O SGB acredita que o ser humano é o centro de todas as transformações e quer formar novos exploradores desse oceano de dados, preparados para lidar com os desafios urgentes do mundo.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img