18.3 C
fpolis
terça-feira, agosto 16, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

HU-UFSC marca Mês da Prematuridade com campanha de conscientização e sensibilização de profissionais

spot_imgspot_img

HU-UFSC marca Mês da Prematuridade com campanha de conscientização e sensibilização de profissionais

spot_imgspot_img

A programação do Novembro Roxo – mês dedicado à sensibilização sobre a prematuridade – no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) será marcada por uma série de atividades, que incluem sensibilização de profissionais para o cuidado com a mãe e o recém-nascido prematuro, informações técnicas sobre o tema e ações de sensibilização sobre a importância do cuidado adequado desde a gestação até a alta.

Serão encontros presenciais promovido com as equipes da Unidade Neonatal, encontros on-line de sensibilização sobre os cuidados com o recém-nascido e sua família. Durante todo o mês, estão marcadas atividades semanais abordando aspectos relacionados a todos os sentidos – visão, audição, tato, gustação e olfação – para o cuidado.

O HU-UFSC foi pioneiro em Santa Catarina na implantação da Política de Atenção Humanizada ao Recém-nascido Pré-termo e de Baixo peso (RNPTBP) – Método Canguru (MC), caracterizado como um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

O Método Canguru tem como o objetivo contribuir com a mudança de postura dos profissionais na prática com o RNPTBP e sua família e propõe-se a uma contínua adequação da abordagem técnica e mudanças do ambiente neonatal para um adequado desenvolvimento do recém-nascido. O método consiste também no contato pele a pele entre o recém-nascido e sua mãe, proporcionando vantagens relacionadas ao desenvolvimento físico e psicoafetivo, além de aumentar e manter a produção do leite materno.

Os demais recém-nascidos internados na Unidade Neonatal (a termo doentes, malformados, sindrômicos, dentre outros) são igualmente beneficiados com muitas das ações do Método Canguru, pois a assistência humanizada é um direito de todos recém-nascidos. Como Centro Nacional de Referência do Ministério da Saúde, o HU-UFSC realiza cursos de capacitação para profissionais de diversos estados do país a fim de implantarem MC.

Confira a programação completa aqui.

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais