17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Orquestra acadêmica da Udesc é premiada pela Fundação Cultural de São Bento do Sul

spot_img

Orquestra acadêmica da Udesc é premiada pela Fundação Cultural de São Bento do Sul

spot_imgspot_img

A Orquestra Acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi premiada pela Fundação Cultural de São Bento do Sul e participará da Mostra de Orquestras Donaldo Ritzmann, que ocorrerá na cidade entre quarta-feira, 20, e domingo, 24. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Além da Orquestra da Udesc, foram selecionadas as orquestras da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a Sinfônica de Ponta Grossa.

Cada orquestra realizará uma apresentação de 45 minutos na mostra e receberá o valor de R$ 10 mil. O prêmio será utilizado pela Orquestra da Udesc para fomentar as próximas atividades do grupo, incluindo a gravação do seu segundo CD.

A mostra está sendo realizada pela Fundação Cultural de São Bento do Sul, com recursos do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

Sobre a Orquestra

Sob coordenação do professor João Titton, do Centro de Artes (Ceart), a Orquestra da Udesc é um projeto de extensão universitária que trabalha a capacitação de jovens estudantes de Música. Os alunos recebem bolsas viabilizadas com recursos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), da Udesc.

Criado pelo professor Luiz Soller nos anos 80, o projeto retomou suas atividades em 2002 e está voltado a instrumentistas de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), buscando divulgar e difundir a música instrumental e de concerto.

Semestralmente, o grupo prepara um novo repertório, desenvolvido dentro de uma dinâmica construtiva que alia técnica, disciplina e sensibilidade de seus participantes.

O conjunto lançou seu primeiro CD em 2012, intitulado "Música Brasileira", material fundamental para a disseminação cultural da universidade e do repertório da Orquestra da Udesc.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img