20.2 C
fpolis
terça-feira, março 5, 2024

Orquestra Brasileira apresenta concerto de Natal com projeção mapeada no Largo da Catedral; espetáculo terá audiodescrição e LIBRAS

spot_img

Orquestra Brasileira apresenta concerto de Natal com projeção mapeada no Largo da Catedral; espetáculo terá audiodescrição e LIBRAS

spot_imgspot_img

Com regência de Luiz Gustavo Zago, apresentação será nesta sexta (8), a partir das 19h, no Centro de Florianópolis 

O Largo da Catedral será palco nesta sexta-feira (8) para um concerto natalino apresentado pela Orquestra Brasileira, projeto do pianista, compositor e maestro Luiz Gustavo Zago. O espetáculo Um Natal Brasileiro combina a essência da música popular com a música clássica e será acompanhado de uma projeção mapeada na Catedral Metropolitana, no Centro de Florianópolis — uma obra composta especialmente para a cidade. A partir das 19h.

Toda a apresentação será acessível, com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição. Para o público que quiser curtir sentado, serão disponibilizadas 1 mil cadeiras. A abertura será com o Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, da Udesc. 

Para o concerto Um Natal Brasileiro, o pianista Luiz Gustavo Zago rege a orquestra em uma performance com temas natalinos conhecidos em versões bem brasileiras, como ciranda, samba e baião. Os arranjos foram elaborados por Zago em colaboração com Alexandre Lunardelli, arranjador que atualmente cursa um mestrado na Espanha em trilha sonora. 

Sucessos populares, como Felicidade, de Seu Jorge, e Clareou, de Diogo Nogueira, também estarão no repertório.

“Além das canções conhecidas, procuramos trazer peças do repertório brasileiro que não são necessariamente natalinas, mas que traduzem esse espírito de fé, esperança, renovação e amor. São canções para todo mundo cantar junto e celebrarmos num grande coral e união”, adianta o pianista. 

Em caso de chuva, o evento será transferido para nova data. Mais informações nas páginas do projeto e da Marte Cultural nas redes sociais. 

Orquestra Brasileira, de Zago, enaltece instrumentos populares

A Orquestra Brasileira é um projeto criado por Luiz Gustavo Zago em 2020. A proposta é colocar instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza em um contexto no qual possam interpretar qualquer tipo de peça, clássica ou popular. 

Instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, acordeon, piano e percussões, entre outros, são executados em métodos de trabalho de uma orquestra. De 2020 para cá, a orquestra promoveu uma série de espetáculos, sempre inovadores e únicos a cada edição.

“Após trabalhar com muitas orquestras brasileiras clássicas, quis trazer desafio e empoderamento para os violões, o cavaquinho, o bandolim, as flautas, a sanfona… Tudo que puxa a brasilidade como também executa com potência tanto um Luiz Gonzaga como um Villa Lobos, um Chopin ou Bach”, explica o músico.

Nesse sentido, a proposta da Orquestra Brasileira é convidar o público a perceber o potencial completo desses instrumentos — seja tocando com a descontração que caracteriza as interpretações das canções populares ou com o polimento e delicadeza que fazem parte da preparação das peças clássicas. “Esses instrumentos podem expressar sentimentos com muita versatilidade”, pontua o pianista. 

Instrumentistas de renome no Largo da Catedral

Para o concerto  Um Natal Brasileiro, a Orquestra Brasileira terá a participação de 13 instrumentistas de grande renome na cena catarinense: Luiz Gustavo Zago (piano e regência), Eduardo Pimentel (violão), Filipe Muller (violão), Igor Ishikawa (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Duh Romão (cavaquinho), Lucas Martinez (bandolim), Rafael Petry (acordeon), Richard Montano (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Neno Moura (percussão), Ana Luisa Remor (flauta transversal) e Elio Vistel (flauta e sax). 

O concerto terá ainda a participação de dois intérpretes convidados:  Bárbara Damásio e Kako de Oliveira. “Preparamos um repertório afetivo do Natal, trazendo a música do mundo para nossa linguagem muito brasileira”, finaliza o compositor.

A Orquestra Brasileira | Concerto de Natal é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Engie. Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis e apoio da Home Bar. A sonorização é da Salve Eventos, com projeções da Vitta Art. Realização da Marte Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Agende-se 

Orquestra Brasileira apresenta o concerto Um Natal Brasileiro

Quando: sexta-feira, 8/12, a partir das 19h
Onde: Largo da Catedral, Centro, Florianópolis
Gratuito

Classificação livre

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais