21.6 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Orquestra-Escola abre programação cultural da Festa do Divino

spot_img

Orquestra-Escola abre programação cultural da Festa do Divino

spot_imgspot_img

O Projeto Orquestra-Escola, gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), abre nesta quinta-feira (28/05), às 20h, a programação musical da Divina Festa. O evento, promovido pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), acontece até domingo (31/05), na Praça Getúlio Vargas, com várias celebrações religiosas, gastronomia e atrações culturais. A FCFFC apoia a festa também com apresentações de boi-de-mamão e shows dos grupos Gente da Terra e Portal do Choro.

Durante a apresentação na Divina Festa, os músicos da orquestra vão interpretar obras clássicas de compositores eruditos de renome mundial e composições da cultura popular mexicana, brasileira e da Ilha de Santa Catarina. O projeto proporciona audições didáticas e concertos, além de oficinas de ensino instrumental e de prática de orquestra, gratuitamente.

De caráter educativo-cultural, o projeto Orquestra-Escola busca inclusão social de crianças e jovens estudantes de comunidades diversas, através da música, contribuindo para a plena cidadania. Sob a regência do maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, a iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Florianópolis, através da FCFFC, e conta com patrocínio da Tractebel Energia S.A, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Programa da Orquestra-Escola

*“Ode à Alegria”, Ludwig van Beethoven.

*“Can-can”, Jacques Offenbach.

*“Somewhere Over the Rainbow” (“Além do Arco-Íris”), Harold Arlen.

*“Rancho de Amor à Ilha”, Cláudio Alvim Barbosa (Zininho).

*“Cielito Lindo”, folclore mexicano.

*“Jesus, Alegria dos Homens”, Johann Sebastian Bach.

*“Pompa e Circunstância”, Edward Elgar.

*“Os Piratas do Caribe”, Hans Florian Zimmer.

*“Happy Holiday”, Merle John Isaac.

*“Garibaldi”, folclore brasileiro.

*“West Side Story”, Leonard Bernstein.

*“Gavote I e II”, Johann Sebastian Bach.

Programação cultural da FCFFC na Divina Festa

*Orquestra-Escola – quinta-feira (28/05) – 20h

*Grupo Portal do Choro – quinta-feira (28/05) – 21h30

*Boi-de-mamão Alivanta Meu Boi – sábado (30/05) e domingo (31/05) – 15h

*Grupo Gente da Terra – sábado (30/05) – 20h30

Sobre a Festa do Divino Espírito Santo

Comemorada durante as Festividades de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a Festa do Divino Espírito Santo assumiu as características de cada cidade que a incorporou ao seu imaginário. É uma manifestação popular que une a espiritualidade e o folclore para agradecer ao Espírito Santo os dons e graças recebidas durante o ano anterior. A devoção é um dos motivos que tem mantido a tradição em pleno século 21.

Em Santa Catarina, a festa acontece em mais de 50 municípios, que sofreram a influência açoriana. Mas, ao contrário dos Açores, o culto ao Divino em Florianópolis tem caráter mais religioso do que cultural. Junto com a parte de diversão, com bingo e shows, há uma longa programação religiosa. Entre as festas do gênero na capital catarinense, a de maior destaque acontece na Praça Getúlio Vargas, no Centro, organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES).

Fundada em 1773, a irmandade é uma organização, filantrópica, católica, assistencial e sem fins lucrativos. A entidade desenvolve diversos programas voltados à promoção da inserção social. Os recursos financeiros para a manutenção dos projetos desenvolvidos pela IDES são provenientes de doações de associados e da comunidade, convênios com o poder público municipal e estadual, promoções especiais, parcerias com empresas para encaminhamento de jovens trabalhadores e da arrecadação obtida na Festa do Divino Espírito Santo.

Com seus símbolos e rituais, a festa apresenta um conjunto de atividades que se articulam entre si, envolvendo cerimônias religiosas e ritos sacro-profanos. O evento abrange novenas, tríduos, missa solene com coroação, Te-Deum e bênção; procissão do séquito imperial e folguedos populares; apresentação de bandas, shows musicais, bailes, barraquinhas, bingos, leilões e foguetório; périplo da Bandeira do Divino – no período que antecede a festa e sua presença emblemática em todas as cerimônias.

Contatos/ Projeto Orquestra-Escola

Simone Simon – (48) 3324-1415
Carlos Alberto Angioletti Vieira – (48) 9991-0270

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img