18.3 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Orquestra Filarmônica Catarinense realiza novos concertos sociais em Florianópolis esta semana 

spot_img

Orquestra Filarmônica Catarinense realiza novos concertos sociais em Florianópolis esta semana 

spot_imgspot_img

OFiC  interpreta um rico repertório em locais como o Asilo Irmão Joaquim e o Hospital Infantil Joana de Gusmão

Em mais uma semana de concertos sociais, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) terá uma programação especial de Dia das Mães nesta quinta-feira (02) para o Asilo Irmão Joaquim, instituição sem fins lucrativos destinada ao acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade. Localizada no Centro de Florianópolis, na Av. Mauro Ramos, 901, a centenária casa de repouso recebe o duo Bianca de Souza (violoncelo) e Pablo Rossi (piano) em uma emocionante tarde de música e encontros familiares. Por volta das 16h30, Rossi e Souza tocam grandes composições de mestres como Gaspar Cassadó, Astor Piazzolla, Anton Webern e Tchaikovsky.

Na mesma quinta-feira, o duo se apresenta também no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no Colégio Bom Jesus e completa sua série de performances em Florianópolis na Igreja São João Batista. Já na sexta-feira, a partir das 9h30, o quinteto de cordas integrado por Juan Rossi e Guilherme Macedo nos violinos, Abner Brasil na viola, Fábio Machado no violoncelo e Gustavo Mosca no contrabaixo dão continuidade às apresentações no Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, ONG localizada na Palhoça. No mesmo dia e no mesmo horário, o quarteto de cordas formado por Vinícius Abad e Carlos Henrique Ribeiro nos violinos, Neemias Camargo Costa na Viola e Marthin Goiano da Silva no violoncelo, tocam para os alunos do Colégio Alfa Pedra Branca, no bairro da Cidade Universitária.

Nas duas apresentações, o programa contempla peças de Mozart e Chiquinha Gonzaga, uma das primeiras compositoras de Choro e de grande influência nas marchinhas de Carnaval. Antonín Dvorák e Hugo Wolf completam o repertório da sexta-feira. As apresentações do dia 02 e 03 fazem parte do calendário de ações socioeducativas da Orquestra, que começará sua Temporada Sinfônica de Concertos em junho.

Para Pablo Rossi, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Catarinense, promover encontros musicais dentro de instituições aproxima o público da música erudita e encoraja momentos alegres ao lado de familiares. “Acreditamos que ao democratizar o acesso às obras clássicas e aos compositores renomados da nossa cultura, criamos um laço entre o público e a música. Baseado neste valor social, propomos repertórios que se conectem com as pessoas, que possam, de alguma maneira,  influenciar em suas trajetórias, nas relações que constituem com amigos, familiares e colegas ao longo da caminhada, principalmente para aqueles menos favorecidos. Transformar vidas com a música, essa é a missão da OFiC”, diz. 

Sobre a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) 

Acreditamos que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor para este mundo. Pensando nisso, a OFiC está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas para isso. 

Promovemos a excelência musical por meio de um padrão internacional na seleção de músicos e uma carga horária semanal completa, incluindo ensaios de naipe e prática orquestral.

Oferecemos intercâmbio artístico com uma variedade de maestros e solistas convidados, de carreira internacional, enriquecendo nossa diversidade de ideias.

Inovamos no formato de nossos programas musicais temáticos, envolvendo nossa plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.

Além disso, valorizamos a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img