16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Palestras gratuitas sobre ferramentas de cinema e seus profissionais

spot_img

Palestras gratuitas sobre ferramentas de cinema e seus profissionais

spot_imgspot_img

Sistema de som Dolby e suas tecnologias, utilização de trechos de obras musicais em obras audiovisuais, mercado e indicadores de cinema, o papel e as atribuições do assistente de direção e do continuísta em uma produção cinematográfica. Estes são alguns dos temas abordados nas palestras do 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM2010. A participação é livre, gratuita e sem inscrição.

Neste domingo, das 10h às 12h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o consultor Dolby em aplicações de cinema e responsável pela finalização de mais de 400 filmes, Carlos Klachqui vai dar a palestra “Produzindo filme e digital com tecnologias Dolby”.

O especialista vai apresentar os diferentes segmentos de trabalho que compõem a produção e as tecnologias e soluções específicas de Dolby para produção e exibição digital em 2D e 3D.

Profissionais do set de filmagem

O papel e as atribuições do assistente de direção, formulação de planilhas e a atuação deste profissional na pré-produção, produção e na pós-produção serão abordados pelo professor do curso de Cinema da Unisul, Daniel Marés, na palestra “Realização Audiovisual – Uma Visão Técnica”.

Daniel divide a palestra com sua colega na Unisul, a professora Tatiana Lee, que vai falar sobre as atribuições do continuísta num set de filmagem, o eixo de ação, plano e contra-plano, e planilhas. A palestra acontece na próxima quarta e quinta- feira, das 10h às12h, na sala Aroeira, no Centro de Cultura e Eventos.

Economia e direito no cinema

Na próxima sexta-feira, das 8h30 às 12h, na sala Laranjeira, a última palestra do FAM 2010, “Direito e Economia no Audiovisual” será dividida em dois eixos. No primeiro, o presidente da recém criada Associação Brasileira de Direito e Economia do Entretenimento, Petrus Barretto vai falar sobre a utilização de pequenos trechos de obras musicais em obras audiovisuais e abordar as normas de Direitos Autorais e de Direito Econômico pelas editoras musicais.

No segundo eixo, será apresentado um painel sobre mercado e indicadores de cinema e estudo da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul, que serve de base para discussão nos demais estados. O palestrante é Leandro Valiati, professor titular de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Serviço:

Palestras gratuitas no FAM 2010:

– “Produzindo filme e digital com tecnologias Dolby”, com Carlos Klachqui, dia 13, das 10h às 12h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC

– “Realização Audiovisual – Uma Visão Técnica”, com Daniel Marés e Tatiana Lee, dias 16 e 17, das 10h às12h, na sala Aroeira

– “Direito e Economia no Audiovisual”, com Petrus Barretto e Leandro Valiati, dia 18, das 8h30 às 12h, na sala Laranjeira do Centro de Cultura e Eventos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img