19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Palhoça com Visão: mais 80 alunos da rede pública recebem óculos de grau

spot_img

Palhoça com Visão: mais 80 alunos da rede pública recebem óculos de grau

spot_imgspot_img

Programa lançado em 2018 já beneficiou mais de 1.100 crianças de creches e do ensino fundamental.

No sábado (31 de agosto), a Prefeitura de Palhoça fez a entrega de mais 80 óculos de grau para crianças que frequentam Centros de Educação Infantil (CEIs) e unidades do ensino fundamental, e que apresentam alguma dificuldade visual. O ato de entrega – mais um capítulo do programa Criança com Visão, lançado em 2018 – ocorreu na Escola Básica Mara Luíza Vieira Liberato, no bairro Madri.

Com mais essa etapa, a Prefeitura alcança a marca de 1.102 óculos de grau entregues a crianças da rede pública municipal, de 5 a 15 anos.

Desde o retorno às aulas, no segundo semestre do ano letivo, 282 alunos já foram beneficiados: 202, em 08 de agosto, para crianças do colégio Caic (bairro Passa Vinte) e 80 no último dia do mês, no bairro Madri.

A agenda da Secretaria Municipal de Saúde indica que, em data ainda a ser confirmada, mais 52 crianças da Escola Básica Professora Adriana Weingartner, no bairro Caminho Novo, receberão óculos de grau, gratuitamente. O contrato de licitação vigente prevê um total de duas mil unidades para serem entregues aos estudantes, até o final do atual ano letivo.

No bairro Madri, no sábado (31), o secretário municipal de Saúde, Rosinei de Souza Horácio, detalhou, mais uma vez, o procedimento rotineiro para a concessão de óculos, que tem início com um teste de acuidade visual. "Um profissional optometrista realiza os testes para definir a capacidade visual de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. E sempre que é detectado algum tipo de patologia, a criança é encaminhada a um oftalmologista", salienta o secretário.

Criador do programa, o prefeito Camilo Martins defende o Criança com Visão, por considerá-lo mais uma ferramenta para facilitar o desenvolvimento do estudante na escola. "O programa Criança com Visão é importante porque, ao eliminar a dificuldade visual da criança, os óculos facilitam o aprendizado. Não há como admitir que uma criança tente, mas não consiga aprender porque enxerga mal”, comentou. “Isso só me faz ter certeza que esse é um dos melhores programas da administração municipal', concluiu.

Ainda segundo relato do prefeito, "é impressionante o índice de crianças com deficiência de visão. Enquanto a média nacional é de 12%, em Palhoça 18 a 20% dos alunos têm algum tipo de deficiência visual. Nós, da administração pública, não podemos abandonar essas crianças, a maioria de famílias de baixa renda. A função do Criança com Visão é eliminar essas deficiências", afirmou.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais são convocados, para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Segundo o coordenador técnico do programa, Alex Sandro Schwider, a Prefeitura está entregando óculos modernos, evitando aqueles modelos denominados “fundo de garrafa”, que as crianças até deixavam de usar por questão estética.

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img