23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Palhoça sedia 16ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

spot_img

Palhoça sedia 16ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

spot_imgspot_img

Inicia na sexta-feira, 09/11, na cidade de Palhoça, a 16ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (16° AÇOR). Durante três dias (09 a 11/10), o evento vai reunir o que há de mais autêntico e preservado da cultura de base açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. A festa será realizada no Centro da Cidade, na rua José Alfredo Brun ao lado do Ginásio do Palhoção, com entrada franca.

O AÇOR acontece a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense. Para esta edição estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de vários documentários sobre a cultura açoriana, gravados em Santa Catarina e nos Açores. Participarão da festa 52 Instituições de 22 cidades do litoral catarinense, com estandes culturais e apresentações folclóricas. Serão mais de 50 apresentações e dois shows musicais. No dia 09/10 a Banda Tarrafa Elétrica de Itajaí encerra a noite e no sábado dia 10/10 o fechamento da noite fica por conta do Grupo Gente da Terra de Florianópolis (veja a programação em www.nea.ufsc.br).

Nos estandes Culturais, diversos artesãos estarão apresentando seu artesanato de referência regional com base na cultura açoriana. Também teremos11 estandes culturais das escolas municipais de Palhoça mostrando os conteúdos que foram trabalhados em sala de aula durante o ano como Festa do Divino, engenhos de farinha de mandioca, lendas e benzeduras, pão por deus, arquitetura e outros.

No dia 10 de outubro às 10 horas, na Avenida Barão do Rio Branco, acontecerá o desfile folclórico dos grupos que estarão atuando nos três dias de festa. No domingo, às 10 horas será realizada o Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo. Estão confirmadas oito cantorias (folias) e 15 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios para cantar e tocar durante a missa na igreja Matriz de Palhoça. Também funcionará na festa uma praça de alimentação para oferta de diversos pratos da culinária açoriana.

Entre as exposições, estão ‘Os Açores’ do fotografo português Mauricio de Abreu; ‘Pesca artesanal em Palhoça’ organizada pela FAPESC, ‘A influencia Açoriana na Arquitetura de Palhoça’ organizada pelo colégio Governador Ivo Silveira, ´Açores`, com imagens do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago açoriano com fotografias de Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da UFSC, entidade que criou a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.

Teremos na cidade uma decoração especial para receber os visitantes vindos dos vários pontos do litoral catarinense.

”Um dos objetivos do NEA/UFSC quando criou a festa, é que, em breve, tenhamos no litoral de Santa Catarina um corredor turístico-cultural com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular com o seu saber fazer”, destaca Joi. Ele lembra que atualmente o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC atua em 46 municípios do litoral de Santa Catarina, com palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar os valores cultura de base açoriana.

O AÇOR já foi realizado nas cidades de Itajaí, Imarui, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari,Tijucas e São Francisco do Sul; Barra Velha, Laguna e Governador Celso Ramos. A promoção é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Prefeitura Municipal de Palhoça. A realização é do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC juntamente com a Secretaria de Educação Municipal de Palhoça. Há também apoio Cultural do Governo dos Açores, Fapeu, J.A. Empreendimentos e construções e do CDL de Palhoça.

O folder com a programação do 16º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, poderá ser obtido no seguinte endereço www.nea.ufsc.br

Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereço www.nea.ufsc.br/download/16_ACOR.zip

Mais informações: Joi Cletison 48 9982 8938, Manoel 48 32791762 ou Jussara 48 3721 8605 ou www.nea.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img