18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Pampiana une o violino de Iva Giracca ao acordeon de Roger Corrêa

spot_img

Pampiana une o violino de Iva Giracca ao acordeon de Roger Corrêa

spot_imgspot_img

Músicos que residem em Florianópolis lançam hoje novo trabalho

 

A sensação é de estar nas planícies infinitas do pampa, em uma viagem conduzida com pura poesia sonora. Assim é Pampiana, primeiro single de Iva Giracca e Roger Corrêa, duo instrumental de violino e acordeon, lançado nesta quinta-feira (22), em todas as plataformas digitais. O videoclipe no YouTube, que pode ser visto aqui, conta com a participação dos músicos catarinenses Arthur Boscato no violão 7 cordas e Alexandre Damaria na percussão.

 

“Compus esta música imaginando a paisagem do pampa, onde fui criado, no interior do Rio Grande do Sul”, lembra Roger Corrêa. A região une parte do Brasil com os países vizinhos Uruguai e Argentina. “Mesclei linguagens que venho absorvendo ao longo dos anos para chegar neste jazz do Sul”, conta. A produção é independente.

 

“Pampiana me lembra as manhãs de domingo, quando meus pais colocavam música gauchesca pra anunciar o churrasco. Eles também gostavam das canções latino-americanas. Meu pai era da Guatemala e minha mãe de São Borja, na fronteira com a Argentina”, recorda Iva Giracca. “A música mexe com a sensibilidade e a memória, remete ao convívio das pessoas neste ambiente, à roda de chimarrão”.

 

Natural de Santa Maria (RS), a violinista Iva Giracca iniciou seus estudos aos quatro anos de idade. Graduou-se bacharel em violino pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é a Spalla da Camerata Florianópolis, além de integrar o duo Iva Giracca e Roger Corrêa.

 

O acordeonista Roger Corrêa nasceu em Guaíba (RS) e iniciou seu contato com a gaita ponto (acordeon diatônico) aos seis anos de idade. Aos 13 anos, ingressou no Projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado por Renato Borghetti, músico com quem realizou shows por diversos lugares do país. Roger já levou seu projeto autoral de música instrumental a países como Espanha, Marrocos, Portugal, Chile e Argentina. Dedica-se agora ao duo com Iva Giracca, em Florianópolis.

 

A poética Pampiana também inspirou os versos de Elson Lemos. Leia um trecho:

 

Uma viagem em acordes

Por paisagens infindas

De imagens intensas lindas

Que a melodia explana

Essência que o dom emana

Numa linguagem atual

Em contexto universal

Sem deixar de ser Pampiana

 

 

LINKS      

Videoclipe: https://youtu.be/jUw8HIhWLC0

Canal do YouTube – https://www.youtube.com/c/IvaGiraccaeRogerCorrea

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img