24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Panvision abre inscrições para o Rally Universitário Floripa

spot_img

Panvision abre inscrições para o Rally Universitário Floripa

spot_imgspot_img

A Maratona Cinematográfica faz parte da programação da 26ª edição do FAM e reúne estudantes de todo o Mercosul

Estudantes de Comunicação, Cinema, Audiovisual e Artes Cênicas já podem se inscrever para participar da Maratona Cinematográfica Rally Universitário Floripa 2022. A atividade, que faz parte da 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul FAM 2022, traz uma série de atividades integrativas para os estudantes da área, que têm a oportunidade de experienciar um pouco do meio profissional em uma semana intensiva marcada pelas conexões, mentorias e muito trabalho.

Podem participar universitários — ou recém-formados — dos cursos ligados à área do audiovisual dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia) e seus associados falantes de espanhol (Chile, Colômbia, Equador e Peru). Ao todo, 21 estudantes serão selecionados.

No momento da inscrição, cada universitário pode escolher uma entre as seis áreas que mais se identificar com sua especialização e aptidão: direção, edição (montagem), produção, som (captação e edição), direção de fotografia (operação de câmera) e atuação. A criação do roteiro será realizada de forma coletiva.

No evento, são formadas equipes e, juntamente com a participação em palestras formativas, os estudantes têm o desafio de produzir um curta-metragem, de até cinco minutos, em um período limite de 100 horas. Eles contam com o auxílio de profissionais da área durante toda a semana do Festival e, ao fim do evento, os filmes são exibidos na Mostra Competitiva Rally Universitário, na Cerimônia de Encerramento e Premiação do FAM 2022.

Este ano, três tutores estão confirmados na maratona, sendo dois deles internacionais. Natural Arpojeu é diretora, roteirista, docente de cinema, script doctor e coach de atores na Argentina. Ela já foi premiada cinco vezes no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata e, atualmente, está apresentando em festivais o seu segundo longa-metragem, “Libre”.

O segundo tutor presente no Rally é o paraguaio Mario Toñanez que, além de ator de teatro, televisão e cinema, é também docente e dramaturgo. Licenciado pelo Instituto Superior de Bellas Artes, ele já atuou nos filmes dos diretores Juan Carlos Magnelia e Tana Schembori, “7 cajas” (2014) e “Los buscadores” (2017). Em 2022 fez sua estreia na plataforma Amazon Prime Video, atuando na série internacional “Sin Límites”

E para completar o time de tutores, o Rally 2022 recebe o diretor, roteirista, fotógrafo e montador, Higor Gomes. Ele é graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA e integra a Rede de Talentos do Projeto Paradiso. Seu filme de estreia, o curta-metragem “Impermeável Pavio Curto” (2018), recebeu o prêmio Zózimo Bulbul no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de ter sido exibido em mais de 30 festivais e mostras. É também associado da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro) e da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas).

A última edição da Maratona Cinematográfica foi realizada no FAM 2020, de maneira on-line. A equipe vencedora, que produziu o videoclipe da música “E quem vai dizer”, de Estácio Neto, já tem sua vaga garantida na edição deste ano do Festival, prêmio concedido na 24ª edição. 

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Copatrocínio Vero Internet e realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

A 26ª edição do FAM acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro, em Florianópolis (SC). As inscrições para o Rally Universitário Floripa 2022 vão até o dia 19 de agosto e são realizadas através do formulário https://bit.ly/RallyFloripa2022. O regulamento completo está disponível no link: https://bit.ly/RegulamentoPTRally.

Atenção para os prazos:

  • Inscrições: até dia 19/08/2022
  • Divulgação dos selecionados: até 25/08/2022
  • Data Limite para pagamento da taxa para os selecionados em 1º Chamada: 29.08
  • Rally Universitário Floripa: 22 a 27/09/2022

Recepção > Participação no Festival > Revelação das Equipes > Divulgação do tema > 5 palestras especializadas > Criação do roteiro coletivamente > Aprovação do plano de produção > Gravação > Edição > Entrega final.

  • Exibição e Premiação no FAM: 28/09/2022

Sessão para os jurados > Exibição dos filmes no FAM > Premiação.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais