25.7 C
fpolis
domingo, abril 21, 2024
Cinesystem

Parceria entre UFSC e FECAM conta a história das prefeitas catarinenses

spot_img

Parceria entre UFSC e FECAM conta a história das prefeitas catarinenses

spot_imgspot_img

Santa Catarina possui 30 mulheres ocupando o mais alto cargo do executivo municipal atualmente. As histórias de algumas dessas prefeitas serão narradas em um projeto da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizado em parceria com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM).

O projeto “MANDONAS: Memória e História das Prefeitas de Santa Catarina” busca “dar mais visibilidade a estas mulheres, incluir estas histórias no ensino escolar, estimular que as meninas queiram participar da vida política e promover o respeito às mulheres que são lideranças políticas, que são costumeiramente chamadas de ‘mandonas’”, ressalta Teresa Kleba Lisboa, professora da UFSC que está à frente do projeto.

Um documentário, que compila todos esses relatos, será lançado durante o Seminário do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses, que acontece no dia 06 de março, em Campos Novos. “Em 2021, a FECAM lançou o Movimento das Mulheres Municipalistas em nosso Estado com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres na política. Neste ano, voltaremos com este movimento que é importante e que dá destaque para as nossas prefeitas”, destaca Milena Lopes, prefeita de Vargem e membro da diretoria da FECAM. 

O projeto realizado em parceria entre UFSC e FECAM vai ao encontro do objetivo do Seminário Mulheres Municipalistas, que é o de estimular a maior participação feminina em cargos eletivos. Em Santa Catarina, de 2000 a 2022, apenas 107 mulheres foram eleitas para o cargo de prefeitas – número 15 vezes menor do que o de prefeitos homens eleitos, que é de 1.677.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img