18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Parque de Coqueiros recebe o Palco Aberto Circo Floripa neste domingo

spot_img

Parque de Coqueiros recebe o Palco Aberto Circo Floripa neste domingo

spot_imgspot_img

Artistas de circo ocupam o Parque de Coqueiros neste domingo, 29, para levar ao público experimentações cênicas e trabalhos de repertório, integrando o projeto Palco Aberto Circo Floripa. As apresentações gratuitas acontecem a partir das 10h, com números de mágica, acrobacia, malabarismo, palhaçaria, música e muitas brincadeiras.

Com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e das companhias Circus Fever e Circular Artes do Circo, as atividades marcam as comemorações do Dia Nacional do Circo (27 de março).

Realizado por grupos e artistas circenses independentes com atuação em Florianópolis, e que formam o Coletivo Circo Floripa, o projeto contempla ações continuadas para difundir a linguagem artística e valorizar os profissionais do setor. A iniciativa inclui a realização de espetáculos em espaços públicos, ampliando a circulação de pessoas e contribuindo para a criação de áreas de convívio cultural na cidade. Em caso de chuva, o projeto será transferido para outra data.

 Dia do Circo

          O Dia Nacional do Circo foi instituído em homenagem a Abelardo Pinto, artista brasileiro que por mais de 30 anos comandou o Circo Piolin, herdado de seu pai. Piolin foi contorcionista, acrobata, músico e palhaço. Nascido em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto (SP), Piolin sempre esteve engajado aos movimentos culturais do país, divulgando as artes circenses como forma de expressão.

Em reconhecimento à contribuição artística de Piolin, considerado o maior ator cômico do Brasil, o dia 27 de março passou a ser comemorado como Dia Nacional do Circo, a partir de 1972. A data também marca o Dia Internacional do Teatro, instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1961, quando da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img