17.6 C
fpolis
quarta-feira, julho 6, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Parque Jardim Botânico de Florianópolis abre neste sábado

Parque Jardim Botânico de Florianópolis abre neste sábado

spot_imgspot_img

Por meio de termo de cooperação entre a Epagri e a Prefeitura de Florianópolis, a gestora Comcap abre o Parque Jardim Botânico de Florianópolis à visitação pública neste sábado, 24. A solenidade oficial será das 10h ao meio-dia, e a programação segue à tarde com atividades culturais e recreativas. O parque fica na Rod. Admar Gonzaga, 890 – Itacorubi.

 De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, nessa primeira fase de ocupação, o parque ficará aberto de quinta a domingo, das 7h30 às 18h. No horário de verão até às 19h. O acesso é limitado a uma parte da área de 19 hectares situada na rodovia Admar Gonzaga, 890, onde entre os anos 60 e 90 operou o Centro de Treinamento (Cetre) da Epagri.

 "Tínhamos a expectativa de em 60 dias entregar uma área com pequenas melhorias, uma pista de caminhada e um parquinho infantil em condições de segurança e conforto. Mas, graças ao grande número de pessoas entusiasmadas com o projeto, estamos superando em muito essas expectativas iniciais. Tudo está sendo feito preservando o futuro do Jardim Botânico de Florianópolis", aponta Bagnati.

Já estão disponíveis pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, redário, espaços para exposições, educação ambiental e valorização de resíduos orgânicos e horta modelo, implantada no final de agosto, com a presença de 167 pessoas. O parque também conta com quadra de beach tennis e de vôlei, área de atividades físicas, sistema de iluminação e, em breve, viveiro de mudas e canteiro de plantas medicinais.

 Há apenas dois meses, a Comcap movimenta-se dentro de uma aspiração de quase 20 anos, se contar os projetos pioneiros da Epagri, desde que desativou sua estação experimental. “As intervenções atuais têm o cuidado de preservar o sonho e o projeto de instalação do Jardim Botânico, mas atendem à grande expectativa da comunidade de poder usar o espaço que no passado serviu para engrandecer a agropecuária catarinense”, aponta Bagnati.

 Agenda da abertura

Cerimonial 10h ao meio-dia

 Manifestação das autoridades

Entrega de 15.480 assinaturas, recolhidas há 10 anos, pró-instalação do Jardim Botânico de Florianópolis

Adesão de Zenório Piana e Hugo Braga, dos Amigos do Jardim Botânico, ao programa de voluntariado

Apresentação das crianças do Coral Vozes do Arvoredo, da comunidade do Siri, do programa de educação da Guarda Municipal

Descerramento de placas comemorativas

Exposição de 23 ilustrações naturalistas em grafite, aquarela, guache e lápis de cor, de 11 artistas do Curso de Ilustração Naturalista do coletivo Nacasa e convidados

Coleção especial de 13 anos do Museu do Lixo da Comcap, valorizando a cultura açoriana e a agricultura

Apresentação da Orquestra Udesc coordenada pelo professor João Eduardo Titton

12h30min

Intervenção artística do projeto Banco Mural, promovida pelo O Sítio, com música e pintura ao vivo pelo artista português João Aires

15h

Apresentação do Boi de Mamão do Sambaqui, promoção da Fundação Franklin Cascaes.

Os principais parceiros e apoiadores nesta etapa de abertura são:

– Secretaria Municipal de Obras

– Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

– Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf)

– Defesa Civil

– Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito

– Guarda Municipal

– Procuradoria Geral do Município

– Secretaria Municipal de Turismo (Setur)

– Fundação Franklin Cascaes

– Secretaria de Comunicação da PMF

– Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável

– Amigos do Jardim Botânico de Florianópolis

– Udesc

– Centro de Ciências Agrárias da Ufsc

– Sebrae/SC

– Rede Brasileira de Jardins Botânicos

– Cepagro

– Magno Martins

– Santos Madeira

– Grupo Guga Kuerten

– Usina do Hambúrguer

– Luumen Economia Criativa

– Sítio Florbela

– O Sítio Arte Educação

– Rupestre Comunicação Visual

– Grupo Portobe

Texto feito com informações de 

(Informações Adriana Baldissarelli/Comcap, com colaboração de Isabela Schwengber/Epagri, sobre acervo pessoal de Hugo Braga.)

(Informações Adriana Baldissarelli/Comcap, com colaboração de Isabela Schwengber/Epagri, sobre acervo pessoal de Hugo Braga.)

 

spot_img