23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Pesquisa coloca Florianópolis entre as 10 capitais com mais transparência pública no Brasil

spot_img

Pesquisa coloca Florianópolis entre as 10 capitais com mais transparência pública no Brasil

spot_imgspot_img

Florianópolis é a sexta capital brasileira – e o 11º entre os 492 municípios analisados no país – no quesito transparência de informação. O levantamento foi feito pela Controladoria-Geral da União (CGU), como parte das comemorações pelo terceiro aniversário da Lei de Acesso à Informação, e divulgado  nesta segunda-feira, 1

A pesquisa chamada Escala Brasil Transparente (EBT), índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros, foi feita entre os dias 12 de janeiro e 24 de abril para os municípios e entre 31 de março e 4 de maio para os estados e capitais. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (15).

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão. A Prefeitura de Florianópolis obteve nota 8,47.

Em maio do ano passado, a Associação Contas Abertas, cujo objetivo é fomentar a transparência, o acesso à informação e o controle social da União, Estados, Distrito Federal e Municípios também divulgou seu Índice de Transparência, indicando o Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Florianópolis entre os dez melhores do país.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img