21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Pesquisa do SESI aponta que um em cada três catarinenses tem pressão alta

spot_img

Pesquisa do SESI aponta que um em cada três catarinenses tem pressão alta

spot_imgspot_img

De acordo com uma pesquisa realizada em Santa Catarina no ano passado pelo SESI, 35,7% dos participantes responderam ter hipertensão arterial diagnosticada pelo médico. Durante a pesquisa, a pressão arterial dos entrevistados era aferida, e cerca de 25% deles apresentaram valores superiores a 14 por 9 (140/90mmHg). No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pelo menos 30% da população sofre de hipertensão.

Mais de 23,5 mil pessoas participaram da pesquisa catarinense, sendo 68,8% comunidade e 31,2% trabalhadores da indústria. O estudo mostrou que o público masculino apresenta um percentual maior de pressão alta. Na comunidade, 51,5% dos homens com mais de 65 anos possuíam valores aumentados, e nas empresas o maior índice apareceu na faixa etária de 56 a 65 anos, com 42,8%.

Um fato que chamou a atenção foi a ocorrência significativa de valores aumentados da pressão arterial em homens de 18 a 25 anos na comunidade e nas empresas, chegando a 40% e 56%, respectivamente.

O sedentarismo e a obesidade também são responsáveis pelo aparecimento e agravo da hipertensão. A pesquisa do SESI levantou que 54,9% dos entrevistados estão acima do peso ideal. Além disso, 77% não praticam a quantidade mínima de atividade física para prevenir doenças cardiovasculares, 22,5% possuem colesterol ou triglicerídeos alterado e 13,2% relataram ser fumantes.

A pesquisa fez parte de uma campanha estadual de prevenção à hipertensão arterial, promovida pela rede SESI Farmácia, em 2012. O objetivo foi informar e conscientizar a população sobre o assunto, além de estimular um estilo de vida saudável e a verificação frequente da pressão arterial.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img