18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Pet: Primavera exige mais cuidado com carrapatos

spot_img

Pet: Primavera exige mais cuidado com carrapatos

spot_imgspot_img

Com a chegada da primavera e elevação da temperatura, mesmo que tênue, e os gramados e pastagens ficam mais secos e as populações de carrapatos aumentam consideravelmente e o risco de viver uma infestação torna-se maior.

Além do incômodo e da coceira, os carrapatos trazem algumas doenças que podem ser letais para o animal de estimação e mesmo para o homem.

Erlichiose, Babesiose e Doença de Lyme são as mais comuns entre os cães. Já entre o homem temos a Febre Maculosa. “Que podem chegar até a sua casa com os carrapatos trazidos pelo seu cão depois de um passeio no campo, parque ou mesmo na pracinha mais perto de sua casa”, explica João Gustavo de Souza, veterinário da clínica Lovely Dog, de Florianópolis, pioneira na Grande Florianópolis e uma das mais tradicionais do Brasil.

Segundo o veterinário, é preciso manter a prevenção, aplicando produtos adequados tanto no animal quanto no ambiente. Sabonete, shampoo, loção, spray e coleiras especiais são algumas das opções que recheiam as prateleiras dos petshops prometendo prevenir o aparecimento de pulgas e carrapatos e eliminar os parasitas que possam existir.

Souza alerta sobre as melhores maneiras de tratamento “O simples comprimido oral é atualmente o meio mais eficaz”, finaliza.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img