22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Polícia Militar inaugura arquivo histórico da corporação nesta terça-feira

spot_img

Polícia Militar inaugura arquivo histórico da corporação nesta terça-feira

spot_imgspot_img

A Polícia Militar inaugura nesta terça-feira, 17, às 18h, no Quartel do Comando Geral, o arquivo histórico da corporação, e também a revitalização da praça “Daniel Guedes”, localizada na parte interna do quartel, em Florianópolis. A praça foi inaugurada no dia 24 de maio de 1928, durante o comando do coronel Lopes Vieira, nas comemorações de aniversário de 93 anos de criação da Força Pública Estadual. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
O espaço levou o nome do capitão Daniel Guedes que morreu em 4 de dezembro de 1924, durante um conflito de terras, na região de Joinville.

Já o Arquivo Histórico da Corporação, tem o objetivo trazer na sua memória episódios marcantes da história catarinense, uma vez que a PM sempre esteve presente em todos os seus momentos.

Com a criação do arquivo, será possível preservar a memória institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, reunindo documentos nos mais variados suportes, como: papel, microfilmes, fita vhs, dvd, microfilmes, fotografias, entre outros, que atualmente estão armazenados em arquivos setoriais, provavelmente acondicionados de forma incorreta sem a utilização dos métodos arquivísticos, comprometendo a integridade do acervo.

O arquivo histórico terá como função a recuperação do acervo documental histórico deteriorados pelo tempo e mau acondicionamento; a avaliação e organização documental; sistematização do acervo permanente da pmsc, tornando acessível às informações para pesquisa; concentração da massa documental e controle de acesso aos documentos permanentes; digitalização dos acervos permanente para disseminação da informação online.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img