31 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Museólogo propõe que o antigo Colégio Dias Velho seja restaurado e vire ponto cultural

Museólogo propõe que o antigo Colégio Dias Velho seja restaurado e vire ponto cultural

spot_img

A 11ª edição do projeto Gerações Masc – Museu em Movimento irá abordar a primeira sede do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o antigo Grupo Escolar Dias Velho, em Florianópolis, para falar sobre a dissertação do museólogo Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, que propõe a revitalização do espaço. O encontro ocorrerá no dia 20 de abril, às 16h30, no Museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Centro Integrado de Cultura (CIC). As informações são da assessoria de imprensa da FCC. 

 A pesquisa de mestrado do museólogo, intitulada Da Exposição de Pintura Contemporânea de 1948 à Revitalização do Antigo Grupo Escolar Modelo Dias Velho: Primeira Sede do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), propõe que o espaço, atualmente desativado, seja restaurado e integrado a um circuito cultural e artístico. Historicamente, o prédio tem uma estreita relação com o nascimento do Masc, pois em seu pátio foi realizada a Exposição de Arte Contemporânea em 1948, fato considerado o ponto de partida para a criação do Museu.

 A ideia, segundo Renilton, não é tirar o Masc de seu atual espaço, no Centro Integrado de Cultura, mas transformar o prédio do antigo grupo escolar em uma extensão do Museu, com o objetivo de sediar, também, eventos de cunho cultural. A edificação está localizada em uma área de tombamento municipal, no Centro de Florianópolis, próximo ao Museu da Escola Catarinense.

  Sobre o palestrante

 Renilton Roberto da Silva Matos de Assis é Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (Univille / 2015). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Graduando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é servidor público da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no cargo de museólogo, atuando no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Trabalha principalmente os seguintes temas: exposição, documentação, conservação preventiva e planejamento museológico. Coordenou o primeiro Plano Museológico do Museu de Arte de Santa Catarina (2012 – 2013) e o primeiro Plano Museológico do Museu Histórico de Santa Catarina (2014 – 2015).

 Sobre o Masc

 O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) foi criado pelo Decreto nº 433, de 18 de março de 1949, durante o governo Aderbal Ramos da Silva. Primeiramente batizado de Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF), passou a chamar-se Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) somente em 1970. Com a antiga denominação foi instalado provisoriamente no pátio coberto do antigo Grupo Escolar Dias Velho – hoje Escola Básica Antonieta de Barros.

 De abril de 1952 a outubro de 1968, o MAMF ficou instalado na Casa de Santa Catarina, na rua Tenente Silveira, em um prédio que deu lugar ao que atualmente abriga a Biblioteca Pública de Santa Catarina. De outubro de 1968 a janeiro de 1977, funcionou na Avenida Rio Branco, em uma casa que não mais existe. Em 1977 o museu foi transferido para a casa nº. 120 da rua Tenente Silveira, já demolida, onde ficou até 1979, quando foi transferido para o prédio da Alfândega. Em 1983 foi levado para sua atual localização, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

 Ocupando um espaço de 1980 metros quadrados  o Masc abriga, atualmente, quase 2 mil obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. Em junho de 2011, foi finalizada a total revitalização do espaço onde recebe exposições temporárias, mostras de artistas nacionais e internacionais, representando as diversas linguagens das Artes Visuais.

 Serviço:

 O quê: 11ª edição do Gerações Masc – Museu em Movimento

Quando: 20/04/2016, às 16h30

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Informações: (48) 3665-2630

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/262537177418229

spot_img
spot_img