15.1 C
fpolis
sexta-feira, setembro 17, 2021
cinesytem

Por que usar a plataforma Magento para o seu e-commerce

spot_img

Por que usar a plataforma Magento para o seu e-commerce

por Dudu Gentil, Diretor de Marketing da NVX – Nacionalvox, agência digital em Florianópolis

Enquanto o WordPress é a melhor plataforma para sites, Magento é a melhor plataforma para o desenvolvimento de lojas online e abriga sites de comércio eletrônico de marcas populares mundiais, como Nike, Samsung, Coca-Cola e outros. E não é só para os grandes: Magento se mostra um sistema indicado também para médias e pequenas empresas.

A estrutura conveniente e amigável permite que você faça alterações rapidamente e gerencie uma rede comercial com vários sites em diferentes idiomas. Magento fornece gerenciamento completo da aparência (template), conteúdos e funcionalidades para um bom e-commerce. 

Não por acaso, o slogan da plataforma é “Projetado para crescer, construído para flexibilidade”. No entanto, o que isso significa exatamente? A Magento oferece aos usuários oportunidades incríveis de expandir seus negócios da maneira que desejarem. 


Veja também:


Os vendedores online podem iniciar sua loja com recursos básicos de e-commerce, mas conforme o negócio cresce, é possível mudar para uma versão mais sofisticada e que oferece maiores possibilidades. 

Quanto à flexibilidade, isso também é verdade no sentido de que a natureza de código aberto da Magento permite que você integre qualquer recurso ou módulo personalizado, além de possibilitar muitos plug-ins e extensões. 

História da Magento

A Magento nasceu em 2007, com a empresa Varien. A sua promessa foi entregar uma plataforma open source (código aberto), para o desenvolvimento de loja virtual de alta performance.

No ano de 2008 foi feito o primeiro lançamento nesse estilo, open source, que ficou conhecido como Magento Comunity Edition. Atualmente, pertence a Adobe (que detém em seu portfólio ferramentas conhecidas como Photoshop e Illustrator, entre outras). 

Quais são os benefícios?

O sistema permite que novas funcionalidades sejam criadas em alinhamento com as demandas de cada loja online, pois sua construção é feita por meio de módulos independentes.

A exemplo do Joomla e WordPress, a Magento e-commerce é escrita em PHP, uma linguagem de código aberto bastante popular entre os programadores. Por mais que essas ferramentas também sejam modulares, a Magento se destaca por elevar o conceito a outro nível. 

Indo além da flexibilidade garantida na estrutura em módulos, essa característica favorece ainda a integração com outros softwares e recursos.

Todas as ferramentas mais utilizadas no segmento de e-commerce, como recursos de e-mail marketing, gateways de pagamento, ERP, entre outros, contam com módulos específicos para Magento.

Com isso, mais do que garantir um trabalho extremamente personalizável e alinhado às demandas de cada e-commerce, a plataforma garante também o melhor custo-benefício para qualquer projeto de loja virtual.  

Ainda não está convencido? Seguem algumas razões para você pensar seriamente em adotar a plataforma Magento para criar ou expandir sua loja online:

Interface amigável

A interface da plataforma sofreu diversas mudanças a cada atualização e hoje se tornou uma ferramenta intuitiva e facilitada.

O Magento pode ser complexo, mas não é complicado. Sendo assim, ele oferece a você uma ótima experiência de compra e venda.

Código Aberto

Uma das razões pelas quais a Magento para e-commerce é a melhor escolha para desenvolvedores está relacionada ao fato de ser um código aberto. Isso significa que qualquer pessoa que conheça o desenvolvimento de sites pode usá-lo a seu favor.

O Magento Community Edition (CE) é totalmente gratuito. Você pode facilmente instalar ou usar qualquer versão do Magento CE que desejar. Se você é um especialista em Magento, você pode acelerar o desempenho de sua loja online e também promover seu site de comércio eletrônico com novos recursos e funcionalidades, desenvolvendo ou instalando os módulos existentes.

Você pode encontrar uma enorme biblioteca de módulos no Magento Connect/Marketplace. Esses módulos ajudarão a melhorar sua experiência como desenvolvedor de sites Magento, ao mesmo tempo em que controlam seu progresso.

Comunidade Magento

Uma das principais razões pelas quais a plataforma adquire uma posição poderosa entre seus concorrentes é devido à devoção abnegada da Comunidade Magento. Essa enorme comunidade é composta por dedicados desenvolvedores, programadores, blogueiros, gerentes de projeto, gerentes de produto, CEOs, etc. em todo o mundo, que ajudam e trabalham com a Comunidade Magento todos os dias.

A Comunidade Magento sempre garante que todos estejam na mesma página. 

Se você, como desenvolvedor, está enfrentando qualquer problema com seu site de comércio eletrônico Magento, pode contar com a sempre confiável comunidade para ajudá-lo, fornecendo orientações e soluções adequadas para esse problema específico. 

É uma plataforma segura, além de ágil, graças às atualizações regulares que atendem às necessidades dos usuários finais. 

Otimizada para celular

Hoje, muitos clientes preferem compras pelo celular. A Magento oferece lojas online compatíveis com dispositivos móveis que podem ser transformadas em aplicativos mobiles eficientes. Além disso, você pode gerenciar seu e-commerce a partir de seu smartphone e tornar seu negócio ainda mais prático e produtivo. 

A plataforma Magento suporta HTML5 para maximizar a experiência de compra no celular. Além disso, tem a capacidade de ajustar o tamanho da imagem e suporta vídeo.

Com o site de comércio eletrônico Magento, você pode personalizar o que quiser. Com um recurso integrado de arrastar e soltar, tudo o que você pode obter é uma experiência de compra móvel excepcional.

Alto desempenho

Com relação ao tempo de carregamento da página, tempo de processamento de consulta e outras operações dinâmicas ou estáticas, mais uma vez a Magento ecommerce é o vencedor. A plataforma robusta garante o desempenho ideal do seu site, usando recursos mínimos do servidor.

De acordo com os requisitos do usuário, apenas algumas centenas de milissegundos de processamento de latência podem eliminar completamente as chances de sites de comércio eletrônico com clientes em potencial. 

Magento, juntamente com tecnologia moderna e opções de banco de dados otimizadas, pode atender adequadamente aos requisitos de empresas de comércio eletrônico e seus clientes.

Multitarefa

Todos nós amamos multitarefa, assim como o Magento. A melhor coisa sobre essa plataforma de e-commerce é que ela permite que você execute várias tarefas ao mesmo tempo, o que permite trabalhar em outras tarefas importantes simultaneamente enquanto monitora o desempenho do seu site Magento.

Comerciantes e desenvolvedores também podem gerenciar todos os itens, faturas, informações de clientes com apenas um painel de administração simples e fácil de usar que a Magento oferece.

SEO amigável

SEO não está morto. Essa afirmação também é válida para Magento, comprovadamente uma plataforma amigável para SEO. É uma coisa certa.

Ele vem repleto de recursos, incluindo estrutura de URL amigável para SEO, mapas de sites, camada de posicionamento, reescritas de URL, tags, descrições, etc. que ajudam seu e-commerce a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa e ajudam seus compradores a encontrá-lo online com total facilidade. 

É aconselhável você a usar esses recursos de SEO ao máximo.

Facilidade de integração

Magento para sites de comércio eletrônico permite que você se integre rapidamente com um grande número de serviços de terceiros, incluindo gateways de pagamento, aplicativos de banco de dados, transporte, envio, rastreamento de pedidos, etc. 

Além disso, a plataforma Magento oferece ferramentas integradas do Google, como o Google Analytics, Google Checkout e Google Base para ajudá-lo a monitorar o desempenho do seu site enquanto mantém uma visão geral das últimas tendências de e-commerce. 

Suporte Superior

Para qualquer negócio, as operações de suporte são parte integrante do crescimento. Tradicional ou online, o suporte desempenha um papel vital no crescimento e sucesso de uma empresa. Portanto, quando se trata de Magento para comércio eletrônico, a equipe de suporte técnico tem uma importância crítica.

O Magento como plataforma continua recebendo valiosas adições em termos de segurança, estabilidade e suporte durante todo o ano. A comunidade ativa e os desenvolvedores ajudam a melhorar a plataforma para uma melhor experiência do usuário, trazendo os melhores padrões de comércio eletrônico para Magento. 

Preparada para o marketing

A plataforma também foi planejada para auxiliar nas suas estratégias de marketing. Com ela, seu site pode apresentar produtos recomendados e relacionados, comparar preços, criar listas de desejos, emitir avisos de estoque, entre outros. 

Abrangente e para todos

Com a plataforma Magento E-commerce, sua loja praticamente não terá limites para suas vendas, já que ela é extremamente abrangente quanto a diversas questões de mercado. Isso inclui suporte para diversos idiomas, moedas de pagamentos, reconhecimento de IP, entre outros recursos como estes.

Checkout Customizável

Por meio do checkout customizável, é possível definir os relatórios e processos exigidos para que os clientes fechem suas compras. Ao simplificar toda a experiência da sua loja online, permite diminuir as taxas de abandono de carrinho e aumentar as conversões.

Conclusão

Nesse artigo, destaquei os principais motivos pelos quais a Magento é a melhor solução para seu site de comércio eletrônico. Da comunidade ao apoio superior; da multitarefa à flexibilidade, atende a todas as necessidades que compõem a lista de pré-requisitos de um bem-sucedido e sustentável site de e-commerce.

Poderia também enumerar várias empresas que utilizam a plataforma com sucesso. Uma delas é a Espírito Bird, empresa que entrega uma experiência rara no universo beauté, unindo diversão e liberdade a produtos de luxo. O site de e-commerce, foi desenvolvido em Magento, pela Nacionalvox, com a parceria da Trends Content

Magento é nossa preferida para desenvolvimento de lojas virtuais, mas existem várias opções no mercado, por isso é importante, acima de tudo “pesquisar e ver qual plataforma de e-commerce faz mais sentido para o seu negócio”.

spot_img
spot_img

Leia mais