16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Praça XV voltará a contar com os bustos de personalidades históricas

spot_img

Praça XV voltará a contar com os bustos de personalidades históricas

spot_imgspot_img

A partir deste sábado, 20, a Praça XV de Novembro voltará a contar com os bustos que foram furtados em agosto de 2013. As novas obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma desta figuras ilustres. Os homenageados pelas peças são o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles e o jornalista José Boiteux. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Um quarto busto, do Jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista em base a um molde já existente antes do furto. Segundo Plínio Verani o tempo entre o início da fase de modelagem das matrizes e sua conclusão foi de 30 dias. Depois disso as peças, em gesso, seguiram para as cidades de Porto Alegre e São Paulo onde foram fundidas em bronze.

Já o escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na relação das peças furtadas. “Ainda não está definido em qual local da cidade ele será colocado, a idéia é criar um memorial contando a história dela”, afirma Dácio Medeiros, superintendente do IPUF .

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img