22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Praia do Forte recebe a exposição As cores da Ilha

spot_img

Praia do Forte recebe a exposição As cores da Ilha

spot_imgspot_img

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, em Florianópolis, recebe a exposição “Cores da Ilha”, do artista plástico Elias Andrade, montada na parte térrea da Casa do Comandante, um edifício do Século XVIII. A abertura será 16 de janeiro, às 19h30, e poderá ser visitada até 28 de fevereiro. Nesta mostra, Elias Andrade não se dedica unicamente a retratar as heranças culturais que os açorianos nos deixaram – tema que o consagrou nacionalmente –, mas amplia sua temática com temas mais atuais e nosso cotidiano contemporâneo.

Tendo desenvolvido o desenho desde o início de sua carreira, Elias é hoje dono de um traço solto e seguro, que se entrelaça com pinceladas gestuais de cores fortes e sensuais. Sua pintura não relata nem narra; os temas – sereias, marinhas, festas populares – são apenas um ponto de partida. O artista, com a mais plena desenvoltura, liberta-se deles e cria uma pintura autônoma, cheia de vivacidade e energia…” João Otávio Neves Filho, o Janga, artista plástico.

O projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina integra, atualmente, a Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult). A Universidade Federal de Santa Catarina, com recursos do Banco do Brasil, restaurou a fortificação de São José da Ponta Grossa no inicio dos anos 90, e a abriu a visitação pública. Além da magnífica vista da fortaleza, o visitante terá contato com um verdadeiro museu ao ar livre, e também poderá visitar outras três exposições no local: “Rendas de Bilro de Florianópolis”, “Fortaleza São José da Ponta Grossa” e “Hábitos Alimentares dos Ocupantes da Fortificação” – esta última é resultado de prospecção arqueológica no local.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img