23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

“Prática da Filosofia Clínica: uma nova abordagem terapêutica” é tema de palestra em Florianópolis

spot_img

“Prática da Filosofia Clínica: uma nova abordagem terapêutica” é tema de palestra em Florianópolis

spot_imgspot_img

No próximo dia 08 de outubro a Livrarias Catarinense traz para o público uma palestra sobre a importância da Filosofia Clínica e algumas questões humanas traduzidas como angústia, fobias, conflitos familiares e auto-conhecimento, que serão apresentadas pelo bacharel em filosofia Bruno Packter.

A Filosofia Clínica foi criada em fins da década de 80, pelo psicanalista e filósofo Lúcio Packter, no Rio Grande do Sul. Packter elaborou, após 10 anos de estudos, uma nova abordagem terapêutica, construída a partir da metodologia filosófica, baseada em procedimentos de diagnóstico e tratamento endereçados a questões existenciais, casos comumente encontrados em hospitais, clínicas, escolas e ambulatórios.

Consiste na união do conhecimento da filosofia acadêmica (teoria) direcionada a terapia (prática), focada no paciente que, após relatar seus dilemas e história de vida, é analisado e diagnosticado pelo clínico que buscará, junto ao indivíduo, os procedimentos adequados objetivando auxiliá-lo a lidar com suas questões.

Atualmente a profissão de Filósofo Clínico é reconhecida pelo MEC, podendo ser exercida em consultórios, escolas, hospitais e empresas brasileiras. O profissional com ensino superior nas áreas de Humanas, Ciências da Saúde e Ciências Sociais pode fazer o curso de Especialização em Filosofia Clínica, que dura em média dois anos, sendo obrigatória a realização de estágios supervisionados.

Sobre o Palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o Evento

A palestra “Prática da Filosofia Clínica: uma nova abordagem terapêutica” será realizada no próximo dia 08 de outubro, das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações sobre o tema no site www.filosofiaclinica.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img