22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Prédio da antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública terá guarda 24 horas

spot_img

Prédio da antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública terá guarda 24 horas

spot_imgspot_img

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Jurema de Sousa Machado, visitou no fim da tarde desta quarta-feira, 10, o prédio da antiga Câmara de Vereadores e Cadeia Pública da cidade, na Praça XV de Novembro, Centro de Florianópolis, junto com o prefeito Cesar Souza Jr. (PSD), o superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel, e o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Dalmo Vieira Filho.

Durante a visita àquela que é considerada uma das mais antigas construções da Ilha de Santa Catarina, fechada ao público e aguardando restauração desde 2005, o prefeito anunciou a imediata designação de guarda 24 horas no prédio, a fim de evitar invasões e o risco de incêndios, como registrado recentemente.

Museu

O objetivo da visita, explicou o prefeito, foi sensibilizar o IPHAN a apoiar o projeto da prefeitura para recuperar o prédio histórico e criar o primeiro Museu da Cidade de Florianópolis.

Em entrevista à imprensa, Jurema Machado afirmou que a situação do prédio é “preocupante, desalentadora e estimulante”. Isso porque, explicou, apesar do quadro caótico do casarão ele se encaixa no perfil de patrimônio histórico protegido pelo IPHAN.

A superintendente nacional do órgão afirmou que é possível buscar recursos federais para a restauração e implantação do museu em três frentes: Fundo Nacional de Cultura; emendas parlamentares e através do PAC das Cidades Históricas, que deve ser lançado pelo governo federal.

Projeto

Cesar e o professor Dalmo Vieira Filho anunciaram que a prioridade, agora, é a finalização de um projeto de restauração e implantação do Museu, já em andamento pelo corpo técnico do IPUF. O prefeito afirmou que vai a Brasília conversar com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, tão logo o projeto esteja pronto. Além disso, afirmou que vai buscar recursos na iniciativa privada e no governo federal para executar a obra, além de aportar verba da prefeitura.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img