24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Prefeito conclama entidades do bairro a abraçar o projeto ‘Sou do Estreito e Não Largo’

spot_img

Prefeito conclama entidades do bairro a abraçar o projeto ‘Sou do Estreito e Não Largo’

spot_imgspot_img

Com a presença do prefeito Gean Loureiro e de aproximadamente 70 lideranças do bairro, entre eles dirigentes de entidades empresariais, culturais, religiosas e militares, empresários e diretores de escola, foi realizado na tarde desta segunda-feira (9) o lançamento oficial do Projeto “Sou Estreito e não largo”, iniciativa que pretende dar vida nova ao bairro, valorizar a região e resgatar o sentimento de pertencimento de seus habitantes. O prefeito parabenizou os organizadores e disse que a Prefeitura vai oferecer toda a estrutura possível para a realização das ações que estão previstas. “E conclamo todas as instituições que estão aqui presentes a fazer o mesmo, porque esse é um projeto que o Estreito tem que abraçar. E só com a união de todos obterá êxito”.

Durante o evento, realizado no auditório da Unidade Estreito do SESC, foi divulgada a programação completa da iniciativa, que inclui concurso de redação nas escolas, ações culturais, feira de produtos, evento pet, passeio ciclístico, circuito de caminhada, entre outros.

Além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis, o projeto criado pelo jornalista Paulo Scarduelli, o publicitário Túlio Sá e o designer Jorge Dolzan já conta também com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e SESC e patrocínio da Lumis Construtora e do Grupo Globo.

Antes do evento de hoje, o projeto já lançou na semana passada o Baú dos Avós, que visa a estimular a busca de documentos antigos (como fotos e vídeos) guardados pelas famílias e que, compartilhados nas redes sociais, mostrem histórias humanas e as mudanças e transformações do Estreito nas últimas décadas. Também já está em andamento o concurso de redação envolvendo os colégios Criativo, Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima e Antônio Peixoto, e cuja premiação será oferecida pela Escola de Idiomas Rockfeller do Estreito e a CDL. O objetivo do concurso é fomentar o resgate das histórias familiares por meio da escrita, ressaltando o que bairro tem de mais característico e peculiar.

O dia 28 de setembro está sendo considerado “big day” do projeto. É quando uma série de atividades serão realizadas em diferentes locais do bairro: SESC Saúde, Caminhada Cultural, Pedal Ciclístico da Família, Premiação do Concurso de Redação nas Escolas, Feira Artesanal, Feira Multicultural, Canoa Hawaiana e apresentações musicais. As atividades estão programadas para a Beira-mar Continental e o espaço Meu Jardim.

O encerramento do evento de hoje aconteceu de uma forma musical. Para valorizar a história dessa centenária região de Florianópolis, que já pertenceu a São José até 1944 e que foi durante muito tempo o principal polo de recepção e transporte de riqueza para a Ilha de Santa Catarina, foi convidado o músico Sabará, personagem vivo da cultura do bairro e referência quando se fala da Escola de Samba Unidos da Coloninha, nove vezes campeã do carnaval de Florianópolis. Ele contou que a escola fará uma homenagem ao Estreito (através do tema “Sou Tripeiro com orgulho”) no Carnaval de 2020 e finalizando cantando a música-hino da escola: Sou Coloninha eu sou, uma explosão de amor.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img