14.7 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Prefeitura já sabe como fará o lançamento do Projeto Orla em Florianópolis

spot_img

Prefeitura já sabe como fará o lançamento do Projeto Orla em Florianópolis

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis irá criar uma comissão de técnicos que irá discutir o lançamento do Projeto Orla na cidade, que deve ocorrer com um seminário e o estabelecimento de um cronograma de oficinas com as comunidades. Com isso, a população será convidada a participar da elaboração do plano de gestão integrada das orlas de Florianópolis.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 9, quando o prefeito Cesar Souza Júnior foi informado sobre o andamento do projeto, que é uma iniciativa do governo federal, através da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério do Meio Ambiente. O projeto visa a organização da gestão ambiental e patrimonial de áreas de orla da União em todo o Brasil, que somam 8.700 km de costa litorânea.

Segundo a Coordenadora de Projetos Especiais da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina, Adelina Cristina Pinto, trabalha-se com a expectativa de que as orlas passem a ser administradas pelos seus municípios. Neste sentido, o governo federal já criou uma metodologia para embasar planos de gestão integrada das orlas em nível municipal.

Florianópolis tem 250 km de orla, entre mar aberto e mar fechado e lagunas. A primeira reunião para discutir o assunto com a Prefeitura data de 13 de julho de 2011, mas a adesão do município ao projeto foi oficializada somente em 22 de dezembro daquele ano.

spot_img
spot_img