26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis articula parcerias para capacitação de jovens e adultos

spot_img

Prefeitura de Florianópolis articula parcerias para capacitação de jovens e adultos

spot_imgspot_img

Com o objetivo de integrar ações para ampliar a oferta de oportunidades para capacitação e inserção de jovens e adultos de Florianópolis no mercado de trabalho, representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável reuniram-se, nesta segunda-feira, dia 25. Um dos projetos que deverá ser potencializado pelas duas secretarias é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que conta com 2,5 mil pessoas cadastradas em Florianópolis.

Criado pelo Governo Federal, em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Pelo Programa são oferecidos cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. Os cursos oferecidos abrangem formação técnica, para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano e formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. Durante o curso, o estudante recebe material didático e um auxílio para alimentação e transporte.

Em Florianópolis, a Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pelo cadastro de pessoas com perfil para ingresso no Pronatec. Esse cadastro é realizado por meio de um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) instalados em todas as regiões da cidade. Interessados em ter acesso aos cursos do Pronatec podem procurar os Cras da Prefeitura. Os cadastros que atendem os critérios e condições de ingresso no programa são disponibilizados para as instituições de ensino e capacitação que oferecem vagas pelo Pronatec.

A equipe da Diretoria de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável pretende atuar, em conjunto com a Assistência Social, para o fortalecimento do Pronatec no município. O objetivo também é ampliar e desenvolver parcerias para novas ações e projetos voltados para a qualificação profissional e o desenvolvimento da empregabilidade de jovens e adultos em Florianópolis.

Entre os cursos oferecidos pelo Pronatec em Florianópolis estão oportunidades de capacitação para a área tecnológica. De acordo com dados da pesquisa Mapeamento de Recursos Humanos, desenvolvida pela Secretaria de Ciência e Tecnolgia e pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), até o final de 2014, cerca de 2,5 mil vagas abertas não serão preenchidas por falta de profissionais capacitados. A pesquisa identificou as principais carreiras nas empresas de tecnologia, as habilidades e competências mais valorizadas nos profissionais, a demanda atual e a necessidade de novos profissionais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img