23.5 C
fpolis
quinta-feira, julho 7, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Prefeitura de Florianópolis assina convênios para formação de recursos humanos em TI

Prefeitura de Florianópolis assina convênios para formação de recursos humanos em TI

spot_imgspot_img

Com o objetivo de ampliar a oferta de mão de obra para o setor tecnológico da capital catarinense, a Prefeitura Municipal de Florianópolis assina na próxima terça-feira convênios de cooperação com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). A cerimônia será na sede da ACATE e contará com a presença dos empresários do setor tecnológico da Capital, além das autoridades que assinam os convênios: o prefeito em exercício de Florianópolis, vereador Gean Loureiro, o secretário de Ciência e Tecnologia da capital, Carlos Roberto De Rolt, além do presidente da ACATE, Rui Gonçalves, e do vice, Moacir Marafon.

No total, serão três convênios entre a administração pública e a entidade. O primeiro tem como objetivo da criação de um programa municipal voltado para formação de recursos humanos para as empresas do setor tecnológico de Florianópolis. Atualmente este é um dos principais gargalos que podem ameaçar o próprio crescimento do segmento, considerado hoje pela Prefeitura a principal atividade econômica do município.

Este convênio prevê dois grandes projetos – um voltado para a sensibilização dos jovens e para identificar talentos que possam atuar no segmento tecnológico, outro para desenvolver uma capacitação básica a este jovem. “A Prefeitura pode ser um grande indutor da inclusão digital no município ao desenvolver um projeto que busque nas nossas comunidades talentos em matemática, física, ciências e ofereçam a eles uma capacitação básica para despertar suas vocações”, explica o presidente da ACATE, Rui Gonçalves. Com este projeto em funcionamento, os empresários esperam criar um grande ciclo de formação de recursos humanos para o setor, que possa oportunizar inserção profissional de centenas de jovens florianopolitanos.

O segundo convênio visa o desenvolvimento de um mapeamento dos recursos humanos hoje existentes, a demanda reprimida por profissionais para o setor bem como as suas habilidades e competências desejáveis, além de todas as oportunidades de cursos em funcionamento que complementam o setor tecnológico da Capital. Esta pesquisa irá mapear quantos e as características dos empregos gerados, os perfis de profissionais, as áreas com maior demanda, quantos estudantes são colocados no mercado anualmente, entre outros indicadores. Com este mapeamento inicial, a ACATE irá criar um observatório com o objetivo de alimentar estes dados de forma contínua, o que permitirá interagir de forma eficaz com as instituições de ensino para a formação de recursos humanos adequados, objetivando a inclusão social de novos talentos e dar sustentabilidade ao desenvolvimento do setor de TIC.

Por fim, a Prefeitura irá assinar com a ACATE um terceiro convênio relativo a gestão da logomarca Capital da Inovação, que será lançada em breve com o objetivo de posicionar a capital catarinense como centro nacional de produtos e serviços inovadores.

A ACATE será a instituição gestora e co-financiadora dos três convênios, tendo a Prefeitura como co-financiadora. Durante o evento da próxima terça, o secretário Carlos Roberto De Rolt fará um panorama do setor e as metas da secretaria como apoiadora. Moacir Marafon, vice-presidente da ACATE e presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis, apresentará o cenário de carência de recursos humanos hoje encontrado em Florianópolis, seguido pelo presidente da ACATE, que apresentará alguns projetos que visam minimizar esta deficiência. Por fim, o prefeito interino Gean Loureiro apresentará sua visão do setor tecnológico para o município.

O evento é aberto para empresários e comunidade e acontece a partir das 17 horas, na sede da ACATE – Rua Lauro Linhares, 589 – Trindade – Florianópolis (SC).

spot_img

Leia mais