21 C
fpolis
sábado, janeiro 29, 2022

Prefeitura de Florianópolis conhece tecnologias inovadoras para a administração municipal

Prefeitura de Florianópolis conhece tecnologias inovadoras para a administração municipal

spot_img

Mostra de Soluções Tecnológicas para a Capital da Inovação acontece no dia 5 de outubro

por Rodrigo Lóssio

Você já pensou como seria se o trânsito em Florianópolis fosse controlado em tempo real de acordo com o fluxo de veículos ou ainda se o serviço de transporte pudesse ser monitorado eletronicamente para evitar atrasos? E como seriam as salas de aula da cidade se os cadernos e o quadro negro dessem lugar a computadores e a uma lousa digital? Como seria a saúde dos moradores se todos os exames médicos realizados na rede municipal fossem integrados em um histórico completo de cada paciente e ainda se todos os remédios, bolsas de sangue e vacinas utilizados fossem armazenados em condições ambientais controladas? É possível ainda pensar para a cidade um tratamento de esgoto sem odores e com custo reduzido? E também oferecer aos moradores e turistas dispositivos espalhados pela cidade medindo o nível de radiação ultravioleta e informando a necessidade de proteção solar? Por fim, como seria se todos os cidadãos de Florianópolis pudessem se auto-atender via internet, com agilidade, transparência e segurança e ainda se os gestores da cidade tivessem acesso rápido às informações do município com indicadores para apoio a tomada de decisões?

Todos esses cenários seriam possíveis com a implantação de soluções tecnológicas que já existem no mercado e que foram desenvolvidas por empresas da Grande Florianópolis. Na próxima segunda-feira, dia 05 de outubro, o prefeito Dário Berger, os secretários e os gestores municipais irão conhecer essas ferramentas inovadoras que podem contribuir para melhorar o serviço público, o atendimento ao cidadão e a qualidade de vida da Capital. A Mostra de Soluções Tecnológicas para a Capital da Inovação é uma realização da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE-SC).

O objetivo do evento é apresentar para a administração municipal soluções em sistemas e equipamentos, destacando o potencial e a inovação das empresas locais. “Florianópolis é um dos principais polos tecnológicos do Brasil, com empresas que são referências nacionais e internacionais no desenvolvimento de produtos e serviços que podem ser adotados pela área pública. A prefeitura quer se aproximar dessas empresas, para conhecer soluções inovadoras que podem transformar a vida dos nossos moradores”, afirma Carlos Roberto De Rolt, secretário municipal de governo e de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico sustentável.

A ideia de realização da mostra surgiu após reuniões realizadas entre a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia e a diretoria da ACATE. “Identificamos que diversas de nossas associadas são especializadas ou possuem tecnologias que podem contribuir ativamente para uma administração mais eficiente. A mostra será a oportunidade que estas empresas terão de apresentar e interagir diretamente com secretários municipais, gerentes e gestores ligados a Prefeitura de Florianópolis”, afirma Rui Luiz Gonçalves, presidente da ACATE.

Preparação

As oito empresas que irão participar da mostra passaram por um longo processo de preparação. Após a inscrição e uma pré-avaliação, as empresas selecionadas se apresentaram para uma banca formada por representantes de diversas entidades. Após a triagem da banca, as empresas selecionadas foram submetidas a uma capacitação de 10 dias oferecida pelo SEBRAE-SC. Esse treinamento preparou as empresas para a apresentação das suas tecnologias aos gestores municipais. O evento do dia 05 de outubro será fechado e realizado na própria Prefeitura de Florianópolis, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito.

Mostra Tecnológica de Soluções para a Capital da Inovação

Quando: 05 de outubro, das 14h às 17h
Onde: Prefeitura de Florianópolis, sala de reuniões do Gabinete do Prefeito

spot_img
spot_img